Significado de A Montante


O que é A Montante



A montante é uma locução adverbial. O termo vem de montar, proveniente da palavra em Francês monter (que significa “subir”), do Latim montare (que significa “subir, ascender”), de mons (que significa “morro, montanha”).

O que é A montante:

O significado de A montante pode ser descrito como o lado da nascente de um rio, é o local que está mais próximo das cabeceiras de um rio, ou seja, é a direção contrária ao sentido do rio.

Nesse caso, a montante se refere à direção da nascente. Geralmente, usa-se um ponto de referência, tais como uma barragem ou uma ponte, para que se indique que tudo que está acima deste ponto referencial é o que se denomina e se situa “a montante”.

O contrário de a montante é a jusante. A jusante evidencia a posição/sentido em que o rio corre, indo em direção a sua foz – é o lado em que vaza a maré, o lado que o curso de água segue.

A palavra “montante” também é utilizada na área de ciências exatas. Nessa ideia, o termo montante serve para indicar o resultado da soma de um capital e seus juros produzidos.

Além disso, o termo aparece em outro enfoque: montante é qualquer peça de sustentação vertical presente em uma estrutura que não é considerada uma coluna ou pilastra.

A montante e a jusante podem ser utilizadas em um sentido figurado para indicar alguma situação, ocasião ou acontecimento que ocorreu antes (a montante) ou depois (a jusante) de uma data específica.

O que você achou deste artigo ?

666 | | A Montante | Am e Pm Siglas