Significado de Caráter


O que é Caráter



O significado de caráter é muito amplo e passeia por várias áreas do conhecimento.

O caráter pode ser uma característica, distintivo, marca ou sinal.

Caráter faz referência às características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética; sua índole.

Homem de caráter é a expressão que se refere ao homem honrado, que tem firmeza em suas decisões; que pauta suas ações na ética e na moral.


Caráter na psicologia

Na psicologia, o caráter é a definição da personalidade de uma pessoa. É a forma predominante de agir de cada um; é individual, o resultado da junção de todos os seus traços comportamentais. O caráter também pode ser chamado de índole, temperamento ou natureza de uma pessoa.

As qualidades (boas ou más) de uma pessoa é que determinam seu caráter. A palavra caráter não designa apenas o bom caráter; ela faz referência ao somatório das virtudes e vícios de uma pessoa. Porém, é muito comum que se diga que alguém de má índole tem falta de caráter.

O caráter de uma pessoa pode ser definido com base na sua maneira de agir e de reagir às situações da vida.

Uma pessoa de boa índole pauta suas atitudes segundo as normas da moral do local e época em que vive. Uma pessoa de caráter tem firmeza e coerência de atitudes, tem firmeza nas suas escolhas. O contrário é o indivíduo mau-caráter.

A formação do caráter

Desde os primeiros dias de vida, uma pessoa já demonstra sinais de seu caráter. Ele é inerente à pessoa, não moldado durante sua criação. O caráter é a base da personalidade de alguém. A partir destes princípios é que uma pessoa constrói seus certos e errados. Isso não quer dizer que uma pessoa que nasça com mau-caráter vá necessariamente desenvolver atitudes sempre contra a moral vigente; a educação que ela recebe influencia as suas escolhas.

Segundo a psicologia, o caráter não pode ser alterado, adquirido ou aprendido. É a forma como a pessoa enxerga as consequências futuras de seus atos presentes.


Caráter na biologia

No estudo da biologia, caráter é o que distingue as diferentes espécies.

Caráter no estudo da genética

O caráter é cada uma das características que um indivíduo adquire através dos genes. Há caracteres definidos unicamente pelos genes; há caracteres definidos também pelos genes, mas que podem ser modificados sob a ação de fatores do ambiente. Há também os chamados caracteres adquiridos, que se desenvolvem apenas a partir da interação do indivíduo com o ambiente e que não são hereditários.

Caracteres dominantes

Um caráter é considerado dominante quando se manifesta mesmo em indivíduos heterozigóticos.

Caracteres recessivos

Ao contrário dos caracteres dominantes, um caráter recessivo é encoberto por um dominante e não se manifesta em indivíduos heterozigóticos. O caráter recessivo só aparecerá em indivíduos homozigóticos.

Caráter na química

No estudo da química, diz-se que uma substância tem caráter anfótero quando se comporta tanto como um ácido quanto como uma base, dependendo do reagente com que é misturado. Uma substância de caráter anfótero se comporta como ácido quando na presença de uma base e como base, quando na presença de um ácido.


A caráter

A língua portuguesa admite a expressão a caráter quando nos referimos a uma forma de se vestir peculiar ou característica de um certo local ou evento. A expressão a caráter não recebe crase.

O significado de Caráter está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Caráter | Siglas Cidadania