Significado de Xenofobia


O que é Xenofobia



Xenofobia é o nome dado para a aversão a tudo que seja estrangeiro, incluindo coisas, comportamentos e até mesmo pessoas vindas de outro país.

A palavra xenofobia deriva do grego “xeno” cujos significados são “estranho, estrangeiro” e “phobia”, que significa medo. Em meados do século XVII, no entanto, o conceito de xenofobia era o mesmo utilizado para determinar o que atualmente chamamos de “agorafobia”, que é o medo de lugares abertos ou o contato com muitas pessoas.

A xenofobia é a discriminação de diferentes culturas e pessoas, vindas de outro país. O xenofóbico possui verdadeira ojeriza ao que é estrangeiro e não gosta nem socializa com pessoas de outro lugar.

O preconceito gerado pela xenofobia e comportamentos xenofóbicos é prejudicial a diversas culturas e países, gerando conflitos e até mesmo situações de instabilidade e guerra.

Transtorno psiquiátrico

Quando o quadro de xenofobia é extremamente forte e impossibilita a convivência saudável entre pessoas, é recomendado até mesmo tratamento para o transtorno psiquiátrico.

Nesse sentido, o xenofóbico tem medo extremo do que é novo, evita situações de socialização e teme locais onde terá de enfrentar condições desconhecidas por si.

O tratamento é feito com terapia comportamental e exposição a situações que lhe causam terror, para a conscientização de que esses eventos não são arriscados ou perigosos quanto o paciente acha que são.

Xenofobia e Racismo

Algumas pessoas chegam a confundir xenofobia com racismo; porém, eles são conceitos diferentes, visto que em xenofobia o medo e a rejeição ocorrem a pessoas estrangeiras ou coisas de outro país, independente da raça e etnia da pessoa.

Já o racismo pode até mesmo ocorrer entre conterrâneos, por ser motivado pela discriminação racial e não pelo local de nascimento da pessoa.

O antônimo (contrário) de xenofobia é xenofilia, expressão também advinda do grego, dessa vez com sufixo originado a partir de “philia”, que significa apego, amor e amizade.

Xenofobia no Brasil

Por seu passado histórico, o Brasil recebeu um enorme número de imigrantes, que agregaram valores e vocabulário à cultura do país. Não há registros graves de situações xenofóbicas em solo brasileiro que tenham rendido situações de conflitos graves.

Historicamente registrado há casos de lusofobia, acontecidos principalmente durante o governo de Dom Pedro I, que foi um movimento de classes contra portugueses e coisas de Portugal, rejeitando as heranças dos colonizadores.

Xenofobia na Europa

Na Europa é mais comum haver casos de xenofobia, principalmente mesclados com racismo e outras formas de discriminação. Os relatos mais atuais dão conta de casos na França, na Inglaterra e na Suíça. Também em algumas cidades da Itália existe um comportamento forte de menosprezo por imigrantes.

Em pesquisa divulgada recentemente pelo site Business Insider, mais de 35% da população de 20 cidades européias consideram a presença de imigrantes em seu território como algo negativo.

Na Europa, é comum a imigração ilegal de países africanos, embora as leis de imigração sejam bem rígidas. Em Portugal há também certo sentimento de xenofobia com relação a brasileiros e a seu jeito de falar a língua portuguesa com sotaques diferentes.

O significado de Xenofobia está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Xenofobia | Yeshua Yeshua Hamashia