Significado de Alter Ego


O que é Alter Ego



A palavra alter ego ou alterego e formada pelos termos originários do latim alter, que significa outro, e ego, que significa “o eu” e assim o seu significado pode ser entendido como o outro eu. O termo foi cunhado por Sigmund Freud dentro da psicanálise, e foi adotado também pela psicologia e pela literatura.

A palavra alter ego pode significar uma pessoa que é muito importante para alguém, alguém próximo, um amigo, um parente, ao qual determinada pessoa confia muito e está sempre presente em sua vida. Muitos políticos tem entre seus assessores um que se destaca e em que a máxima confiança é depositada, esse assessor seria o alter ego do político.

Na literatura o termo alter ego aparece de duas formas distintas. Numa, faz referência ao outro eu de determinado personagem que está oculto. Ao longo de uma trama um personagem é apresentado como sendo dotado de certas características que criam no leitor um imagem desse personagem, entretanto, algumas vezes o escritor revela uma outra face desse, o seu alter ego, causando surpresa no leitor. Muitas vezes esse alter ego contradiz a primeira impressão.

Alter ego também aparece na literatura para se referir aos personagens que são considerados um outro eu do próprio autor. Alguns autores podem realizar sonhos e fantasias criando personagens que vivem a vida que estes não viveram, realizam coisas que esses não foram capazes, enfim, esse personagem seria um outro eu do autor.

Na psicologia, o alter ego aparece no Transtorno Dissociativo de Identidade. Esse transtorno se caracteriza por pessoas que tem duas, ou mais personalidades, ou seja, escondem dentro de si um outro eu, ou outros eus.

Existe também um jogo de vídeo game conhecido como Alter Ego. Lançado em 2011 o jogo é uma investigação de crimes misteriosos e violentos, num clima de suspense e terror. 

O significado de Alter Ego está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Alquimia | Abraço | Alter Ego | Am e Pm Siglas