Significado de Ao acaso


O que é Ao acaso



Ao acaso é uma expressão usada em língua portuguesa para descrever algo que acontece sem intenção prévia, ou seja, é um acontecimento não planejado.

A expressão “ao acaso” pode ser usada para definir uma situação que acontece aleatoriamente e também para informar que algo ou alguém está sem rumo ou sem destino certo.

A palavra “acaso” vem do latim  “a casu” que quer dizer “sem causa”. Isso confere uma versatilidade usual da palavra que pode possuir 3 diferentes significados, dependendo então do sentido que se da à causa na frase.

A expressão também é comumente utilizada com a função conotativa de definir uma situação que acontece sem que haja uma intenção prévia.

Exemplos de casos do uso da Expressão Ao Acaso:

Exemplo 1: A mulher decidiu pegar uma das carteiras ao acaso (aleatoriamente).

Exemplo 2: As aves atordoadas revoaram ao acaso. (sem rumo).

Exemplo 3: Simplesmente peguei lápis e caneta e comecei a escrever ao acaso. (sem intenção prévia).

Na linguagem popular, é bastante comum o uso da variação “por acaso” ou “por um acaso” que na língua da população brasileira serve para expressar algo que acontece casualmente ou para definir os fatos que acontecem acidentalmente.

Exemplos: “Começamos a namorar por um acaso” ou “Ela esbarrou por acaso no copo e o derrubou sobre a amiga”.

Ao acaso: significados

Os variados sentidos da expressão ao acaso podem ser vistos em exemplos que são utilizados em algumas obras da literatura  e na música brasileira.

Um deles está na música Ao Acaso Paralamas do Sucesso, famosa banda de rock nacional, que diz: Ao Acaso/Não vê que a casualidade é uma força/inesgotável/ Se eu me atraso/ Em me Entrego, baixo a guarda/ E vejo meu querer ficar/ Quase incontornável.

Na musica é bastante notável o uso da expressão Ao Acaso no sentido de casualidade.

Já “Epitáfio”, cantada e composta pelos Titãs, tem-se o famoso trecho: O acaso vai me proteger/ Enquanto eu andar distraído...

E em “Escrito nas Estrelas” da cantora Tetê Espíndola, a letra fala do amor que acontece por um acaso, sem ter sido planejado ou esquematizado, sem intenção prévia e que vem como uma surpresa do destino. Estas músicas também trazem a expressão nesse mesmo sentido de casualidade.

O termo também é utilizado como título da coletânea de crônicas de um dos maiores ícones da literatura brasileira, o escritor Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839 e considerado um dos mais importantes e influentes escritores em língua portuguesa de todos os tempos.

O significado de Ao acaso está na categoria Expressões Populares

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Ao acaso | Siglas Avatar