Significado de Crepúsculo


O que é Crepúsculo



Segundo o dicionário, crepúsculo é uma palavra que pode assumir três significados, dois deles em linguagem denotativa e um, em linguagem conotativa ou metafórica:

-a luminosidade fraca que precede o nascer do sol;

-a luminosidade fraca que resta no fim do dia, logo antes de chegada a noite;

-o período antes que algo se acabe.


Um instante do dia é chamado de crepúsculo ou momento crepuscular quando há perto da linha do horizonte a gradação entre o escuro da noite e a luz do dia.

Durante o dia acontecem dois crepúsculos:

-o crepúsculo matutino, também chamado de aurora: é o momento que antecede a chegada da luz do sol, mas ainda é noite; o céu começa a clarear na linha do horizonte;

-o crepúsculo vespertino, também chamado de ocaso: quando a noite começa a cair e o céu começa a escurecer, aos poucos se tornando o escuro da noite.


Tipos e durações do crepúsculo

A definição de tipo e duração de cada crepúsculo depende da latitude, da longitude e se faz a partir da necessidade de cada área:


Crepúsculo civil

O crepúsculo civil define os momentos em que as cidades precisam ou não de luz artificial.

-crepúsculo civil matutino: se inicia quando o sol está a uma altura de menos seis graus em relação ao horizonte e termina quando o sol aparece;

-crepúsculo civil vespertino: se inicia com o pôr do sol, no fim de tarde e acaba quando o sol está a uma altura também de menos seis graus em relação à linha do horizonte.

A medição da posição do sol se faz a partir do centro do disco solar.

No intervalo em que o sol está entre zero e menos seis graus, podem ser vistas as estrelas de primeira magnitude e os planetas que estiverem acima da linha do horizonte.


Crepúsculo náutico

O crepúsculo náutico é um referencial de posição para marinheiros desde que se tem notícia. As estrelas sempre serviram de pontos de referência para navegadores, a partir da medição de suas alturas em relação ao horizonte, com o uso de um instrumento chamado sextante. O crepúsculo náutico define em que momentos a linha do horizonte começa a distinguir-se da escuridão do céu pela manhã e quando começa a se fundir com o céu à noite.

-crepúsculo náutico matutino: se inicia quando o centro do disco solar está doze graus abaixo da linha do horizonte e termina quando o sol aparece;

-crepúsculo náutico vespertino: tem início também com o pôr do sol (como o crepúsculo civil) e termina quando o sol está a uma altura de menos doze graus em relação ao horizonte.

Quando a posição do sol está entre a linha do horizonte e os doze graus negativos (ou seja, doze graus abaixo da linha do horizonte), podem ser vistas as estrelas náuticas de primeira e de segunda magnitude; durante o crepúsculo náutico, podem ser visualizadas as principais constelações que servem de guia para as embarcações.


Crepúsculo astronômico

O crepúsculo astronômico é o que distingue mais nitidamente o período de luz do período de escuridão total, a noite propriamente dita.

-crepúsculo astronômico matutino: tem início com o sol dezoito graus abaixo da linha do horizonte e termina quando o sol aparece;

-crepúsculo astronômico vespertino: se inicia no pôr do sol e termina quando o centro do disco solar passa dos dezoito graus negativos.

Com o sol abaixo dos dezoito graus em relação à linha do horizonte é que se podem fazer quaisquer observações astronômicas sem que a luz do sol interfira. Podem ser vistas a olho nu as estrelas de até sexta magnitude.


Crepúsculo – metáforas

No sentido metafórico, crepúsculo costuma ser usado para designar o fim próximo de algo, de alguém, de uma fase. Como crepúsculo da vida indica a transição da vida jovial para a velhice, por exemplo. Normalmente o sentido empregado é triste, aludindo a um triste fim.

Crepúsculo pode também indicar, como metáfora, a dificuldade durante uma transição.

O significado de Crepúsculo está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Crepúsculo | Siglas Dia da Consciência Negra