Significado de Encher linguiça


O que é Encher linguiça



Encher linguiça é o termo popular para enrolar, preencher um espaço vazio com embromação.

O que é encher linguiça?

O significado de “encher lingüiça” tem origem no antigo processo de fabricação desse embutido. Ao se falar ou escrever qualquer coisa sem a devida importância, estamos “enchendo linguiça”.

De acordo com estudiosos da História do Brasil, no Período Colonial o acesso à carne era bastante difícil, com custo muito alto para a maior parte da população. A carne fresca era regalia para os dignitários da corte e para os grandes proprietários de terra.

Para o restante da população só havia a alternativa de criar porcos nos quintais, uma solução que poucos podiam ter. Os que não podiam, no entanto, só podiam consumir carnes de menor valor e de procedência duvidosa e, para torná-la mais palatável encontravam na linguiça um melhor aproveitamento.

O processo de preparar a carne para a linguiça, moendo todo tipo de carne, gorduras, temperos (que tornavam o produto mais agradável), por ser uma tarefa demorada e rotineira, acabou, então, por se transformar numa expressão popular. Encher linguiça tornou-se o significado de enfeitar alguma coisa para apresentá-la, sem que tenha o mérito necessário.

Assim, hoje a expressão é usada quando uma pessoa estende um assunto, juntando detalhes de pouca importância. Quando alguém quer chamar a atenção, quer impressionar alguém ou simplesmente “matar o tempo”, podemos ter certeza de estar à frente de um “enchedor de lingüiça”. Os rapazes dados a conquistas amorosas também são bons “enchedores de lingüiça”.

A expressão também é usada nas escolas, quando os alunos que não conhecem a resposta ou querem ganhar pontos, apresentam respostas sem objetividade, extensas, muitas vezes sem sentido e até mesmo utilizando palavras e expressões que se tornam motivo de piadas (muitas redações do vestibular são exemplo disso).

Interessante notar que se trata de uma expressão que tem esse significado somente na língua portuguesa. O idioma inglês, para expressar o sentido de “encher lingüiça” utiliza a expressão “pad out”, com o significado de acrescentar uma informação desnecessária a algo para tornar a conversa mais longa.

A fabricação de linguiças, no entanto, nos dias atuais, nada tem a ver com os tempos do Brasil Colônia. Trata-se de um processo muito criterioso, com qualidade na matéria prima e normas estabelecidas por especialistas, transformando a lingüiça de um mero substituto na absorção de proteínas em um alimento bem mais nobre.

“Encher lingüiça” ficou sendo somente o termo para designar “enrolação”.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Encher linguiça | Siglas Eureka