Significado de Eureka


O que é Eureka




Eureka é uma palavra que costuma ser utilizada quando alguma descoberta científica é feita. É uma exclamação de felicidade pela descoberta.

A expressão eureka, e sua simbologia, é atribuída a Arquimedes quando da sua descoberta sobre o volume dos corpos submersos em líquidos.


Eureka é uma palavra que vem da língua grega e significa encontrei. Eureka é a conjugação do verbo heuriskein na primeira pessoa do singular do tempo pretérito perfeito do indicativo.


Eureka

Essa exclamação ficou famosa e é usada até hoje em descobertas científicas por conta de uma história sobre Arquimedes e uma de suas descobertas.

Conta-se que Arquimedes estava tomando um banho de banheira quando enfim solucionou uma de suas dúvidas científicas. Feliz por tê-la descoberto, ele teria saído pelas ruas, nu, gritando: Eureka! Eureka!


A descoberta de Arquimedes

Arquimedes (287 a.C. a 212 a.C.) nasceu e morreu em Siracusa (sua morte ocorreu durante a Segunda Guerra Púnica), na Magna Grécia. Dedicou-se aos estudos por toda sua vida, destacando-se como um dos principais pensadores de sua época. Foi físico, matemático, inventor, engenheiro e astrônomo.

A descoberta científica que o fez sair às ruas gritando eureka foi posteriormente chamada de Princípio de Arquimedes e afirma que o volume de um corpo é igual ao volume de líquido deslocado, quando totalmente submerso.

Outras contribuições de Arquimedes para as ciências:

-lei do empuxo;

-lei da alavanca;

-o parafuso de Arquimedes, utilizado para bombear líquidos;

-a garra de Arquimedes, uma máquina de guerra;

-o raio de calor de Arquimedes, consegue concentrar os raios solares num só ponto e começar um incêndio;

-hodômetro;

-aproximação do valor de π;

-cálculo da área sob uma parábola.


A coroa de ouro – Arquimedes

A descoberta de Arquimedes que o fez sair às ruas gritando eureka ocorreu em função de um pedido do Rei Hierão II. O Rei teria fornecido uma quantidade de ouro puro para um ferreiro construir uma coroa votiva, mas desconfiado da idoneidade do ferreiro, pediu que Arquimedes determinasse se a coroa era mesmo feita com aquela quantidade de ouro puro ou se teria alguma prata em sua composição.

Ainda não se sabia como calcular o volume de algum objeto de formato irregular e Arquimedes não poderia derreter a coroa e moldá-la em outro formato para determinar seu volume. Foi durante o banho de banheira que ele percebeu que poderia calcular o volume de um objeto calculando o volume de líquido deslocado ao submergi-lo totalmente. De posse do volume e da massa do objeto, ele pôde calcular sua densidade e precisar se havia alguma quantidade de prata na coroa votiva.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Eureka | Siglas Flor Amor Perfeito