Significado de Juros Compostos


O que é Juros Compostos



Juros Compostos são tipos de juros de tal etapa que soma-se ao capital para calcular novos juros, o que acaba constituindo um novo capital mensal para a realização de outros cálculos para os novos juros.

Como matéria da matemática financeira, é bastante empregado nos investimentos bancários, cujas respectivas instituições utilizam como forma de elaboração de seus programas de financiamentos e modelos de capitalização em aplicações financeiras.

Quando uma pessoa realiza algum tipo de investimento como uma aplicação, a mesma observa qual é a taxa de juros que incidirá sobre aquele valor aplicado, com o intuito de resgatar o dinheiro com acréscimo, ou seja, com o rendimento do montante maior do que o valor inicial.

Dessa forma, ele aplicará um determinado valor – que pode ser estipulado como o mínimo para uma determinada aplicação ou de acordo com a sua própria escolha –, observará o período de aplicação desejada (a quantidade de meses) e o valor dos juros que serão incididos a cada período.

Existe uma expressão matemática que é aplicada para se conhecer o valor dos juros compostos. Para isso, poderá utilizar uma calculadora, cujo modelo se assemelha a uma HP 12C ou então através de uma fórmula no Excel. De modo geral, o cálculo compreende o valor do capital, a taxa de juros e o tempo de sua aplicação.

Além dos bancos e comércio, o sistema de juros compostos é também aplicado sobre a remuneração das cadernetas de poupança com a denominação de juro sobre juro, onde a incidência se faz em cima do juro e assim provoca um rendimento maior em menor tempo.

Em investimentos financeiros, existem vários modelos de aplicação com diferentes taxas de juro. Alguns programas se mostram mais atrativos em determinada época do ano ou situação econômica do que outros – o que faz com que os economistas considerem como aqueles mais atrativos ou de maior rentabilidade.

Juro Simples

É o método diferente do composto, onde o juro é calculado sobre o valor inicial da aplicação ou da dívida. Em outras palavras, o valor do juro é o mesmo que foi aplicado no início do investimento e por isso mesmo se mantém constante.

O significado de Juros Compostos está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Juros Compostos | Siglas Layout