Significado de Minuta


O que é Minuta



Minuta é um termo de uso comum, principalmente nas empresas e escritórios de advocacia,  que pode ser entendido como sinônimo de rascunho, borrão, esboço de algum tipo de documento, correspondência, contrato, ofício e etc. É a primeira versão de um escrito e que depois tem que ser aprovada e devidamente finalizada. Precisa ser passada a limpo.

E nesse sentido a minuta aparece nos mais diversos ramos que de uma forma ou de outra usam documentos em suas atividades. No Direito, na Diplomacia, no setor imobiliário, no tramite dos órgãos oficiais, cartórios, tabelionatos e etc. Vejamos alguns exemplos.

Minuta na Jurisprudência

Na Jurisprudência um recurso contra uma injustiça, que pode partir de uma suposição ou consistir em uma injustiça real, que no direito tem o nome de agravo, é manifestada através de uma petição chamada de minuta. Onde estará exposta juridicamente todos os componentes legais que justificam tal petição.

Minuta de Contrato

Antes de termos um contrato definido, ele é redigido de forma provisória e apresentado as partes interessadas. Depois de uma análise minuciosa existe a possibilidade de que ele seja refeito ou que tenha alguma parte alterada. A partir do momento em que ambas as partes estejam de acordo com o seu conteúdo, é feita uma redação definitiva do contrato.

Minuta em Restaurantes

A palavra minuta aparece também num outro sentido. Alguns restaurantes no país chamam de prato à minuta, àquela refeição feita de forma instantânea, no minuto de seu pedido. 

O significado de Minuta está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Minuta | Siglas Motivação