Significado de Presente


O que é Presente



Presente é tanto um substantivo masculino como um adjetivo de dois gêneros. O termo tem origem no Latim praesentia, de preesse, que significa “estar à frente, estar ao alcance” – junção de prae-, que quer dizer “à frente” e esse, que quer dizer “ser, estar”.

O significado de Presente é, de modo geral, o que existe ou se encontra em determinado lugar, isto é, que está no tempo atual. É entendido como o que está em ou faz parte de um evento, seja ele uma circunstância ou situação.

Presente é algo que pode ser visto em certo local, que auxilia ou orienta uma pessoa.

Por exemplo: “Ter os avós presentes na vida foi algo que mudou a vida de Marcos.”

Presente pode indicar o que ocorre no exato momento em que se fala ou que acontece.

Por exemplo: “No presente momento, o programa foi cortado para passar uma mensagem importante do presidente.”

Na área da Gramática, a palavra “presente” designa um tempo verbal que aborda o momento atual, isto é, a ação no momento em que se fala. Nesse caso, em algumas situações, o tempo verbal Presente pode estar associado com presente “atual” ou “real”. Por exemplo, pode-se se referir a algo que está acontecendo antes da frase ser dita e que continua após ser pronunciada. Uma frase para explicar essa ideia seria: “Cássia descansa em frente a lareira.”

No sentido figurado, “presente” significa o que pode ser comprovado ou demonstrado – alguma coisa que é evidente.

Por exemplo: “Espero que os pontos fortes presentes nesta menina continuem pelo resto de sua vida – eles lhe serão valiosos!”

Como substantivo, o termo “presente” tem um significado muito comum: é aquilo que se oferece para alguém como forma de apreciação, agradecimento ou retribuição. O presente pode ser uma simples lembrança ou alguma coisa mais elaborada e criativa.

É tradição a troca de presentes durante as épocas festivas de Natal, por exemplo, assim como dar algum presente para uma pessoa que está de aniversário.

Presente é também uma palavra utilizada em situações que há um grande número de pessoas ou mesmo um grupo que esteja reunido em determinado local.

Por exemplo: “Nesta festa de final de ano, quero agradecer a todos os presentes por mais um ano produtivo na empresa!”

Por último, presente pode ser usado para descrever uma ocasião ou pessoa que não foi esquecida.

Por exemplo: “Mesmo longe, você está sempre presente em meu coração.”

O significado de Presente está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Presente | Siglas Romantismo