Significado de Soberba


O que é Soberba



            Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade ilegítima.

            A palavra soberba é um substantivo feminino que vem do latim superbia e tem como alguns sinônimos:

-orgulho;

-arrogância;

-sobrançaria;

-altivez;

-presunção;

-elevação.

            Soberba também pode ser usada como adjetivo, para designar uma pessoa que acredita estar acima de outra, que crê ter mais capacidades do que realmente tem.


Soberba na filosofia

            Tanto no estudo da filosofia quanto da teologia, a soberba aparece como um dos sete pecados capitais. A soberba é o pecado que corresponde à virtude da magnanimidade.

Segundo a ética de Aristóteles, soberba é o extremo oposto da pusilanimidade. O significado aristotélico de soberba se tornou o mais comum e o mais utilizado por outros pensadores. Para ele, o homem soberbo é aquele que engana a si mesmo ao empreender tarefas honradas achando que é digno delas quando na verdade não o é; desta forma, a insensatez do homem soberbo o leva a expor sua própria fragilidade.

Para Spinoza, a soberba é um sentimento do homem que sente ser mais do que realmente é; é uma sensação de alegria por acreditar-se superior às outras pessoas, um orgulho exagerado.


Soberba individual X soberba em grupo

A soberba não é apenas um vício individual. Há grupos de pessoas que se creem superiores a outros grupos. Na história da humanidade, temos vários exemplos de grupos que, carregados de preconceito, acreditaram ser superiores.

É assim que nascem sentimentos como racismo, elitismo, xenofobia, homofobia, machismo entre outros tipos de orgulho infundado. 

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Soberba | Uhull Umbanda