Significado de Volátil


O que é Volátil



Volátil é um adjetivo de dois gêneros e substantivo masculino. Sua origem vem do Latim volare, que significa “voar”.

O que é Volátil:

O significado de Volátil é usado para aquilo que voa ou que tem a capacidade de voar. Volátil se tornou um adjetivo relacionado às aves que possuem capacidade de alçar voo.

Metaforicamente, a palavra volátil pode ser usada para descrever uma pessoa que muda facilmente de opinião, isto é, não possui estabilidade. Nesse sentido, volátil tem como sinônimos as palavras: variável, instável, inconstante e volúvel. Seu plural é voláteis.

Como antônimos, volátil possui os seguintes: previsível, imutável, sólido, firme e estável.

Na área de Economia e Finanças, volátil também possui a ideia de instabilidade, especialmente para se referir à volatilidade do mercado de ações.

Ainda no sentido figurado, volátil é um termo que pode ser usado para determinar:

  • Aquilo que não é sólido, isto é, fixo e não permanente,
  • Aquilo que não possui corpo, isto é, que é imaterial ou incorpóreo.

Na área da Química, volátil é um adjetivo para indicar toda substância química que se reduz a gás ou a vapor quando em temperaturas ambientes. Por isso, a substância é volátil por se evaporar, sem qualquer necessidade de aquecimento, saindo do estado líquido para o estado de vapor ou estado gasoso.

Exemplos de substâncias voláteis são: o álcool, acetona, gasolina e éter. Por causa desta evaporação rápida, esses produtos devem permanecer em embalagens fechadas, como é o caso do álcool vendido em supermercados.

E claro, essas substâncias voláteis são perigosas quando inaladas, especialmente para o sistema nervoso, pois causa lesões neurológicas temporárias ou permanentes. Além disso, causa intoxicação e outras reações adversas.

Na área da Informática, existem os termos “volátil” e “não volátil” que são dois subtipos de memória dentro da memória principal do computador.

As memórias voláteis são aquelas que necessitam de energia para armazenar dados, ou seja, quando o computador é desligado, esses dados são perdidos – um exemplo é a memória RAM. Já as memórias não voláteis são aquelas que conseguem guardar informações mesmo quando o computador está desligado – um exemplo é a memória ROM.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Siglas | Volátil | Wise up Yeshua