Significado de Adjetivo


O que é Adjetivo



Adjetivo é um substantivo masculino, a palavra que modifica o substantivo indicando o caráter, qualidade, defeito, condição e o modo de ser ou estado, ou simplesmente é toda palavra que caracteriza o substantivo, como por exemplo, belo, triste, alto, traquina, poderoso e etc.

O que é Adjetivo

Ele define e caracteriza o substantivo e pode aparecer antes ou então depois dele de acordo com a linguagem e o modelo de gramática utilizado.

Flexões dos Adjetivos

O Adjetivo pode flexionar em três formas, as quais são: gênero, número e grau. Por gênero entende-se a classificação e/ou distinção dos sexos masculino e feminino como, por exemplo, “ela é muito rica” ou “Ele está ansioso pelo resultado do jogo”.

Quanto ao número define-se se ele é singular ou plural, ou seja, se ele se refere a um ou mais objetos em uma mesma oração ou período como, por exemplo: “As crianças se acalmam quando se liga a televisão para assistirem desenho animado” ou “A casa da esquina tem fachada azul”.

Já no que se refere ao grau este pode ser classificado em dois: o comparativo e o superlativo. O grau comparativo é aquele que, através de termos específicos para designar a superioridade (mais forte que), a igualdade (tão forte quanto) e a inferioridade (menos forte que).

Quanto ao grau superlativo é aquele que se refere ao substantivo em sua intensidade máxima que pode ser absoluto e relativo, como nos exemplos de adjetivos e suas flexões a seguir: “A moça era felicíssima” (absoluto sintético) e “A moça era muito feliz (analítico)”.

Por outro lado, no grau relativo podem existir duas flexões: “A moça é mais feliz do que você” (superioridade) e “A moça é menos feliz do que sua mãe” (inferioridade).

Adjetivo Pátrio

São aqueles que se referem a cidades, países e continentes para definir a nacionalidade, como por exemplo, gaúcho (do Rio Grande do Sul), italiano (Itália), sul americano (da América do Sul).

Locução Adjetiva

Refere-se a um termo ou expressão (com duas ou mais palavras) que aparecem no lugar de um adjetivo e sempre com uma preposição, como, por exemplo: de anjo, de bom coração, de ilha, amor materno.

O que você achou deste artigo ?

Abraço | 666 | Adjetivo | Am e Pm Siglas