Significado de Amizade


O que é Amizade



A amizade é considerada, desde a Antiguidade, a maior expressão de felicidade, sendo mesmo considerada uma virtude pelo filósofo grego Aristóteles. Para ele, ser amigo é estar disposto permanentemente a uma outra pessoa que nos seja querida, é estar próximo sempre que necessário, é uma escolha livre auxiliar da melhor maneira possível e a reciprocidade, se é uma amizade verdadeira, existe. A outra pessoa também faz por nós tudo que seja necessário.

Além disso, ainda segundo Aristóteles, não existe nesse vínculo o egoísmo que pode até existir no amor, de busca de algo além daquilo que se dá. Não há interesse algum em recompensa, não é um relacionamento que busca utilidade ou prazer e, sendo mútuo entre as pessoas, pode ser classificada como amizade sincera e verdadeira.

Verdadeiros amigos são, portanto, aqueles que nos querem bem e a quem queremos bem sem qualquer outro interesse. É o amor que se basta a si próprio. Pode acontecer entre pessoas totalmente diferentes, entre homens e mulheres, entre irmãos, até mesmo entre pessoas que estão apaixonadas ou casadas. Isso porque a amizade é voluntária, possui afeto, cria a necessidade de ajuda mútua, de confiança, de compreensão.

Essa relação afetiva entre os indivíduos muitas vezes faz com que as pessoas se considerem mais irmãos dos amigos do que dos próprios irmãos familiares, e há amizades que duram a vida toda. Entre amigos podemos estar confiantes, podemos nos abrir, podemos nos expressar sem qualquer crítica ou preconceito.

Significado de Amizade

A origem da palavra amizade é incerta, e isso provavelmente porque é tão antiga quando o ser humano. Há quem considere que provém do latim “amicus” que é derivado da palavra “amore”. Há outros que dizem que vem do grego, onde o “a” seja a negação e o “ego” seja o eu, de onde se juntou para ser “am-ego” (sem o eu), chegando ao latim como “amicus”.

Hoje, no entanto, a palavra amigo consta em todos os dicionários como um sinônimo da virtude maior do ser humano em seus relacionamentos afetivos.

Dia do Amigo

Tão importante é a amizade dentro da cultura humana que não foi só uma iniciativa a responsável pela criação do Dia do Amigo. Em 1958, Ramón Artemio Bracho, um médico paraguaio, incentivou a criação do Dia do Amigo para 30 de julho. Em 1969, na Argentina, o também médico Enrique Ernesto Febbraro considerou que deveria ser comemorado no dia 20 de julho, por causa da chegada do homem à Lua.

Em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas, procurando estabelecer uma cultura de paz entre os povos, institucionalizou o Dia do Amigo na data que se comemora mundialmente: 30 de julho.

Amizade Colorida

O termo “Amizade Colorida” começou a ser mais usado a partir da década de 60, entre os hippies, e servia para designar as pessoas que mantinham um relacionamento amoroso mesmo sem estarem apaixonados. Com o tempo o termo se popularizou, chegando mesmo a ser a versão em português do título do filme “Friends with Benefits”, estrelado por Justin Timberlake e Mila Kunis.

Trata-se de um relacionamento que até pode dar certo e se transformar em amor.

O significado de amizade está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Alquimia | amizade | Siglas Amizade Colorida