Significado de Bens de capital


O que é Bens de capital



Bens de capital é uma expressão onde os termos possuem significado diverso daqueles que costumamos utilizar. Bem, que geralmente significa coisa boa, aqui traz o sentido de objeto que pertence a alguém, e capital, que vem do latim “capita” (cabeça), transforma-se em valor, como é usado em economia.

O que são bens de capital?

Bens de capital, também conhecidos como bens de produção, é o conjunto de equipamentos e instalações que podem ser mensurados contabilmente, ou seja, têm um valor real, e que servem para a produção de bens e serviços. Estão embutidos em bens de capital as construções de uma empresa, suas máquinas, equipamentos e ferramentas voltadas para a produção. Esses bens constituem o denominado capital da empresa, refletindo os investimentos feitos para a produção de bens e serviços, não constituindo, portando, custos embutidos na produção de bens de consumo.

Os bens de capital são diferentes dos bens de consumo. Enquanto um representa o investimento, o outro representa aqueles produtos que utilizamos em nosso cotidiano, sejam eles bens de consumo duráveis ou não. Podemos considerar como bem de consumo durável os eletrodomésticos e até mesmo o carro. Já um caminhão, por exemplo, pode ser considerado um bem de capital, quando utilizado para o trabalho empresarial.

No mercado também existem as indústrias de bens de capital e as indústrias de bens intermediários, criando uma cadeia contínua de produção para os mais diversos atendimento e, principalmente, para o público consumidor.

A indústria de bens de capital são aquelas que produzem máquinas e acessórios, ou mesmo montadoras, que vão atender outras indústrias de bens de capital, como por exemplo uma fábrica de tornos ou pontes rolantes que irão servir para outras empresas na produção de seus bens de consumo ou dos serviços prestados.

As indústrias de bens intermediários são aquelas produtoras de matéria prima que vão atender outras indústrias que produzem os bens de consumo, e podemos citar como exemplo as indústrias que produzem fermento, que servirão para padarias produzirem o pão, ou mesmo uma indústria que produza equipamentos eletrônicos que irão atender a uma empresa montadora de computadores.

O significado de bens de capital está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | bens de capital | Siglas Budismo