Significado de Bronquite


O que é Bronquite



Bronquite é a inflamação dos tecidos dos brônquios, cujo principal sintoma é a tosse. A bronquite  é caracterizada pela hipersecreção permanente dos brônquios, que pode se propagar por várias semanas, meses, até anos, com possibilidade de reincidência.

O que é Bronquite

A bronquite é classificada pela medicina cono aguda ou crônica. A bronquite aguda geralmente é causada por uma infecção viral dos brônquios, decorrente de uma gripe, resfriado ou fatores ambientais. Eventualmente pode ocorrer uma infecção por bactérias secundária nas vias respiratórias. Dura de uma a duas semanas, diferentemente da bronquite crônica.

A bronquite crônica é comumente causada pelo hábito de fumar e exposição a outros fatores que irritam os brônquios e o aparelho respiratório (poluição e substâncias químicas, por exemplo). A bronquite é considerada crônica quando os sintomas se manifestam ao menos três meses por ano, durante dois anos consecutivos, com presença de falta de ar e crises de asma (definição da OMS).

Em certos casos, a bronquite crônica pode ocorrer simultaneamente a um processo gradual de degeneração do tecido dos pulmões (enfisema pulmonar).

Na maior parte dos casos, a bronquite tem cura. Entretanto, ela pode tornar-se crônica e não ter cura em fumantes, idosos e pessoas com enfermidades cardíacas ou pulmonares severas. Mesmo nestes casos, o tratamento adequado pode reduzir os sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida.

Bronquite: sintomas

Para a medicina, os seguintes sintomas podem ter seus significados associados à bronquite:

Aguda

  • Tosse com muco;
  • Chiado no peito;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para respirar;
  • Febre;
  • Desconforto no peito.

Crônica

  • Inchaço nos tornozelos, pernas e pés;
  • Lábios roxos (um dos significados da baixa oxigenação);
  • Infecções respiratórias frequentes.

Bronquite alérgica

Bronquite alérgica, bronquite asmática ou asma brônquica tem seus significados relativos à inflamação crônica das vias aéreas, provocada por fatores alérgicos. O uso do termo bronquite nesses casos é incorreto, pois trata-se na verdade de asma.

As causas da asma não são ainda totalmente conhecidas pela medicina. Seus significados se manifestam em extrema sensibilidade pulmonar. Estímulos ambientais como exposição a pólen, poeira, entre outros fatores, podem provocar uma reação alérgica intensa no portador de asma.

Os sintomas da asma incluem: respiração sibilante, tosse seca e falta de ar.

Outras doenças respiratórias

Rinite: a rinite alérgica é uma resposta imunológica do organismo a elementos inalados considerados estranhos (alérgenos). A rinite provoca uma reação exagerada aos alérgenos. Seus sintomas têm como significados obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.

Sinusite: é a inflamação da mucosa dos seios da face. A sinusite pode surgir após uma infecção causada por bactérias, doença alérgica ou qualquer outro fator que impeça a adequada drenagem de secreção dos seios da face.

Entre os significados dos sintomas da sinusite estão: obstrução ou secreção nasal, pressão ou dor facial, redução do olfato, dor de ouvido, tosse, fadiga e mau hálito.

Bronquiolite: infecção comum em bebês e crianças. Ocorre quando há uma infecção (normalmente causada por vírus) dos bronquíolos. Raramente, pode ser causada por uma infecção por bactérias.

Na bronquiolite, a infecção faz com que os bronquíolos inchem e que haja inflamação. Com o acúmulo de muco nos pulmões, o fluxo de ar para dentro e fora deles é dificultado.

Os bronquíolos são as menores das vias aéreas, ramificadas a partir dos brônquios.

Enfisema pulmonar: doença respiratória degenerativa, causada principalmente pelo hábito de fumar mantido por muitos anos. Leva à perda de elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos. Tem como sintomas: respiração rápida, tosse e dificuldade para respirar.

Tuberculose: doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que atinge os pulmões. Pode demorar a manifestar seus sintomas por meses ou até anos.

Pneumonia: inflamação do parênquima pulmonar. Seus sintomas incluem febre, calafrios, tosse com expectoração (amarelada, esverdeada ou cor de ferrugem), dificuldade respiratória, dor torácica, dor de cabeça e dores musculares.

O significado de Bronquite está na categoria Medicina

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Bronquite | Siglas Budismo