Significado de Caveira


O que é Caveira



Caveira é um substantivo feminino que designa o conjunto de ossos encontrados no crânio e na face do ser humano. Seu desenho é usado como símbolo em diversos contextos e culturas diferentes hoje em dia e ao longo da história.

Como a caveira só é visível em seres sem vida e decompostos ela é muitas vezes identificada com o um símbolo da morte, e neste sentido é usada para designar perigo, como indicação de veneno ou da presencia de substâncias tóxicas em um produto ou em determinada área.

O famoso grupo de operações especiais da polícia o BOPE (Brigada de Operações Policiais Especiais) tem como símbolo uma faca junto a uma caveira, símbolo que ficou muito popular depois do estrondoso sucesso do filme Tropa de Elite lançado em 2007. No caso do BOPE a caveira é usada como um símbolo ameaçador e ao mesmo tempo representa os perigos que o grupo enfrenta e sua atitude de estar acostumado e treinado para enfrentá-lo.

Um outro símbolo muito comum em que vemos uma caveira sendo representada é a famosa bandeira dos piratas conhecida como Jolly Rogers. Na bandeira Jolly Rogers vemos uma caveira, com dois ossos cruzados sob sua mandíbula e um fundo preto. A bandeira ao longo dos anos sofreu diversas modificações e diferentes grupos de piratas tinham diferentes versões da bandeira, contudo a imagem de fundo preto, a caveira e os ossos cruzados até hoje nos remete aos navios piratas.

A caveira é também um símbolo muito presente entre alguns grupos de rock, sobretudo de rock mais pesado onde ela aparece estilizada das mais diversas formas em capas de discos, camisetas de bandas ou como mascote. Alguns grupos que utilizam muito a caveira entre as suas imagens gráficas podemos citar o Iron Maiden, o Megadeth e a banda brasileira Sepultura.

Como um símbolo de transmutação e de coisas efêmeras, de renovação e do ciclo da morte e do renascimento a caveira também é muito presente entre ordens esotéricas, tendo uma presença importante no mundo do ocultismo, é um símbolo presente na maçonaria, na alquimia, entre os estudantes de magia, é o símbolo da Skull e Bones (Caveira e Ossos) e etc.

Como um símbolo ligado ao rock, a morte, cheio de mistérios e que desperta reflexões sobre a efemeridade da vida e o seu sentido a caveira é também muito usada em tatuagens, sendo bastante frequente. Mais recentemente, por exemplo, no mundo das tatuagens surgiu uma tendência forte de se tatuar a caveira mexicana.

Caveira Mexicana

O dia dos mortos é uma celebração tradicional no México que acontece do dia 31 de Outubro ao dia 02 de Novembro. Trata-se de uma festa popular, quando as pessoas vão às ruas, lembrando um pouco um carnaval. No entanto, é uma festa para homenagear os mortos, aqueles que já se foram e que de acordo com a tradição regressam durante o festival para visitar aqueles que ficaram neste mundo.

O dia dos mortos é uma festa cheia de estilo, tendo como um dos seus símbolos uma caveira muito bonita e original que costuma ser ornamentada, criando uma imagem de caveira mais simpática e lúdica do que a que costumeiramente vemos nas mais diversas representações.

Por sua beleza e por simbolizar uma visão menos assustadora da morte, não como algo que devemos evitar ou temer, mas como algo que faz parte da existência e que temos de aceitar, a caveira mexicana começou a ficar popular pelo mundo e em especial entre os admiradores de tatuagens fazendo dela um dos símbolos mais tatuados hoje em dia, especialmente entre o público feminino.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Caveira | Siglas Cidadania