Significado de Cor Azul


O que é Cor Azul



O Azul é uma cor fria. É a mais fria entre as cores frias quando comparada com as de tom violeta e verde. A cor, está associada a calma, a harmonia e a serenidade, como seus aspectos positivos. Em seus aspectos negativos vemos a cor associada a melancolia, depressão, tristeza e indiferença. Pode ser encontrada como símbolo do infinito, relacionada a água, e simbolizando o céu que é o exemplo máximo da presença da cor azul.

O azul também está ligado a aristocracia e aos reis e rainhas, aqueles que “tem o sangue azul”. Na cromoterapia, a terapia através das cores, a cor azul é usada para diminuir a temperatura do corpo, a pressão arterial e a circulação do sangue.

Por seu caráter calmo e tranquilizante, a cor azul é indicada por arquitetos para paredes de diversos espaços. Para quem busca um lugar para exercer uma atividade intelectual, ao encontrar um ambiente onde predomina a cor azul, terá um bom lugar para isso, de acordo com especialistas. Em quartos de crianças e escolas muitas vezes opta-se pelo azul na decoração, para deixar as crianças mais calmas.

Quando em 1961 a então União Soviética, atual Rússia, mandou Yuri Gagarin ao espaço, este foi o primeiro homem a realizar tal feito. Na ocasião ele disse uma frase que se imortalizou “a terra é azul”. Foi a primeira vez que tivemos uma pista de como era a aparência de nosso planeta.

Na astrologia, Libra, Sagitário, Aquário, e Peixes são os signos do zodíaco relacionados com o azul. A cor azul uma das cores símbolos do Brasil, presente em nossa bandeira e no uniforme de nossos atletas.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Cor Azul | Siglas Crepúsculo