Significado de CPU


O que é CPU



A CPU é a parte mais importante de um computador. O nome CPU é uma sigla que significa Central Processing Unit, que numa tradução para o português fica Unidade Central de Processamento. CPU também pode ser chamada de processador, e se comparássemos um computador com um ser humano a CPU seria o equivalente ao cérebro.

A denominação CPU começou a ser usada no começo dos anos sessenta, quando os computadores ainda eram objetos imensos e não existiam os microcomputadores, esses que usamos em casa.

A CPU é responsável pelo processamento de todos os dados do computador, fazendo cálculos, operações lógicas e controlado os dados que entram e saem em cada procedimento que o computador realiza.

A CPU já foi uma central de processamento composta por diversos componentes, entretanto, com a evolução da tecnologia, ela integrou todos esses componentes num único mecanismo que hoje pode ser chamado de microprocessador localizado em um pequeno chip de silício.

Nessa evolução, os microprocessadores foram  tornando-se capazes de realizar cada vez mais e mais complexas tarefas, e com a nanotecnologia seu tamanho pôde ficar cada vez menor, de modo que hoje uma CPU ou microprocessador, pode ser encontrado nos mais diversos dispositivos eletrônicos como brinquedos e celulares.

Especialistas em tecnologia dividem a CPU em três componentes principais. A Unidade lógica e aritmética (ULA), componente responsável por executar funções lógicas e cálculos aritméticos; a Unidade de controle (UC), que opera e decodifica as instruções que recebe da memória, algumas vezes com o auxílio da ULA; e os Registradores e a Memória cache, que tem como função armazenar os dados que serão processados.

A velocidade do processamento das informações ou dados em um computador será maior ou menor de acordo com a velocidade da CPU.  E as líderes mundiais na fabricação de CPUs ou microprocessadores são a AMD e a Intel.

 

O significado de CPU está na categoria Tecnologia

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | CPU | Siglas Crepúsculo