Significado de Diapasão


O que é Diapasão



Diapasão é o nome dado ao instrumento metálico utilizado para ajudar na afinação de instrumentos musicais ou mesmo de vozes.

O que é diapasão

O diapasão (também conhecido como “afinador”)  é um pequeno instrumento metálico em forma de U que quando é posto em vibração produz um som de determinada altura. Além de ser usado para afinar instrumentos musicais, é comum seu uso em exames para diagnóstico de problemas neurológicos ou auditivos.

A palavra deriva do latim com influência do francês “diapaason”, que dá nome à escala musical de sete tons.

Para se utilizar o diapasão enquanto afinador de instrumentos musicais, é necessário possuir certa afinidade com as notas musicais e conhecê-las, pois o som que é emitido tanto no instrumento quanto no diapasão deve ser o mesmo. Quando o som está absolutamente igual, o instrumento está afinado.

Diapasão online

Hoje em dia também é possível encontrar versões “online”: os diapasões digitais mostram as diferenças entre os sons emitidos, até que eles se mostrem iguais. Nesse caso, não é necessário ter o diapasão “real”. Entretanto, vários músicos defendem a ideia de que a versão online não é muito confiável.

Outros significados de diapasão

Além de ser o nome do objeto em questão dito anteriormente, diapasão também pode ser usado em sentido jurídico.

Existem algumas expressões como: “nesse diapasão”, que significam “nessa mesma linha de pensamento”, que são usadas em textos de processos diversos. O significado não foge muito do sentido original do aparelho, já que significa que as coisas estão “alinhadas”, “acordadas” e “em sintonia” entre si. Ou seja, representa uma “afinação” entre argumentos apresentados no texto.

O significado de Diapasão está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Diapasão | Siglas DNA