Significado de Ditongo


O que é Ditongo



Quando em uma mesma sílaba existe o encontro de duas vogais que são pronunciadas numa só emissão de voz temos o chamado ditongo. O ditongo é um tipo de encontro vocálico, os outros tipos são tritongo e hiato.

Exemplos de palavras que apresentam ditongo são mágoa, peixe, espécie, noite, viu, meu, leite e muitas outras, encontros vocálicos são muito comuns na língua portuguesa.

A classificação do ditongo apresenta dois tipos: ditongo crescente ou ditongo decrescente e ditongo oral ou ditongo nasal.

Compreender o significado da classificação de ditongo crescente ou decrescente, implica em saber diferenciar uma vogal de uma semivogal. Uma vogal sozinha dentro de uma sílaba não recebe nem um adjetivo, chamaremos sempre de “vogal”. Entretanto, se ela está junto de outra vogal, como no ditongo, e fica mais escondida, for mais fraca no momento da pronúncia, chamamos de semivogal.

Dessa forma, encontros vocálicos onde temos uma semivogal + vogal são os ditongos crescentes; e aqueles que apresentam vogal + semivogal são os ditongos decrescentes.

Exemplos de ditongos crescentes são água, gênio, série, Pádua, e etc; exemplos de ditongos decrescentes são apaixonado, caixa, pastéis, vaidade e etc.

Na classificação entre ditongo oral e nasal, faz-se necessário que nos atentemos a percepção de que existem vogais que ao serem pronunciadas seu som é emitido somente pela boca, e por outro lado, algumas vogais tem como características o fato de que ao serem pronunciadas o som é emitido também pelo nariz, são as conhecidas como vogais nasais.

Assim, ditongo oral, é quando numa mesma sílaba encontramos duas vogais orais juntas, como por exemplo caixa, feixe, fugiu, paixão, salmoura e etc.

Enquanto que, ditongo nasal, por sua vez, é quando numa mesma sílaba encontramos duas vogais nasais, como por exemplo, sabão, cãibra, mão, muito, feijão e etc.

Entretanto, nem sempre quando vogais estão juntas numa palavra elas formam um ditongo. Se as vogais estão em sílabas diferentes, chamamos de hiato, como por exemplo em saúde, sereia e Paraíba.

Acontece também que em algumas ocasiões temos três vogais em uma mesma sílaba, temos então o tritongo, como por exemplo, Paraguai, saguão, averiguei. 

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Ditongo | Siglas DNA