Significado de DNA


O que é DNA



 

O DNA é o composto orgânico que contém as instruções genéticas dos seres vivos. É a partir dessas informações contidas no DNA que todas as nossas células se reproduzem e que todas as nossas características herdadas dos ascendentes se manifestam. Na duplicação das células, o DNA é replicado e cada uma das células-filha fica com DNA idêntico ao DNA da célula-mãe.

 

O significado de DNA vem da língua inglesa; é a abreviação de Deoxyribonucleic acid. Em português, teríamos o termo Ácido desoxirribonucleico sendo chamado de ADN.

 

A estrutura do DNA

A transmissão das características genéticas é estudada desde 1866, quando Gregor Mendel fez uma pesquisa cuja conclusão estatística apontava para a direção exata que a ciência da genética tomou anos mais tarde, quando havia tecnologia suficiente para tal.

Até o século XX, as descobertas de Mendel ainda não podiam ser explicadas; as evidências eram apenas explicadas pela matemática, mas não se conheciam as razões.

Somente em 1953 foi que dois cientistas descobriram como era a estrutura da molécula de DNA. Esta descoberta rendeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1962 aos cientistas James Watson (norte-americano) e Francis Crick (britânico).

O DNA é uma longa sequência de quatro bases nitrogenadas; esta sequência é a informação genética. As células necessitam ainda das moléculas de RNA-mensageiro para transcrever estas informações, que serão traduzidas em proteínas.

DNA e RNA

RNA é a sigla que designa Ribonucleic acid (Ácido ribonucleico – ARN - em português).

O DNA e o RNA trabalham juntos na construção dos seres vivos. O DNA contém as informações, que são transcritas pelo RNA-mensageiro para que possam ser produzidas todas as proteínas que constituem os seres vivos.

Além do RNA-mensageiro, há também o RNA-ribossômico, que não atua na síntese de proteínas e, sim, faz parte da estrutura dos ribossomos.

 

DNA Mitocondrial

Nem toda a nossa informação genética está contida no núcleo da célula. Ainda existe o DNA Mitocondrial, que é diferente do DNA presente no núcleo.

O DNA Mitocondrial só é transmitido pela mãe, pois na fecundação, somente o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo e a mitocôndria é uma organela que fica no citoplasma.

Foi descoberto, em 1986, que todos os seres humanos descendem de uma mesma mulher, que viveu na África há cerca de 200 mil anos. Esta mulher foi apelidada de Eva Mitocondrial. A descoberta foi possível através da análise do DNA Mitocondrial.

 

O significado de DNA está na categoria Siglas

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | DNA | Siglas Efeito Estufa