Significado de Eclético


O que é Eclético



Eclético é um adjetivo e substantivo masculino, sendo que sua origem vem do Grego eklektikos, que significa “seletivo”, mas literalmente dizendo que é “o que escolhe” – este termo vem de eklegein, “escolher, colher”.

O que é Eclético:

O significado de Eclético refere-se a um comportamento ou uma pessoa que possui várias formas de opinião ou conduta, isto é, que tem uma tendência à diversidade, à multiplicidade. O indivíduo eclético é aquele partidário do ecletismo, sendo caracterizado por uma pessoa de mente aberta, que não segue uma linha rígida de pensamento.

O ecletismo, na verdade, é uma doutrina (ou método) que tem como aspecto a reunião de teses dos mais variados sistemas. Atualmente, o termo eclético é utilizado para definir uma pessoa ou algo que tem vários gostos, sem qualquer restrição de opiniões.

Por exemplo:

“Paulo sempre foi eclético em relação à música – por ele, qualquer ritmo é bom.”

“Nunca deixarei de ser eclética com os livros! O que importa é a leitura e não qualquer outro aspecto relacionado ao autor ou ao assunto do livro.”

Um eclético pode apreciar duas coisas totalmente opostas. Um exemplo é uma pessoa que assiste filmes de gêneros contrários, como no caso de um filme de comédia e um de terror. Ou ainda que gosta de um show de uma determinada banda de rock, mas que também vai a um show de música sertaneja, por exemplo.

Antigamente, o termo eclético se referia a um grupo de filósofos que escolhiam doutrinas de diversos sistemas, sendo que o ecletismo acabou surgindo durante o período helenístico (século II a.C., na Grécia). Essa escolha de doutrinas visava reunir o que existia de melhor nas outras doutrinas, para que uma linha de pensamento fosse criada.

Estilo eclético

Estilo eclético designa algo que possui estilos diferentes, que não tem preferência ou que não está ligado a somente um elemento.

Um exemplo é a arquitetura eclética, período de transição que ocorreu no século XIX até o século XX, caracterizado pela mistura de estilos arquitetônicos. Um exemplo no Brasil é o Palácio da Liberdade, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Eclético | Siglas Efeito Estufa