Significado de Economia


O que é Economia



Economia uma palavra que tem origem no grego oikonomos, onde oikos significa casa e nomos tem como significado lei, regra, costume. Assim, etimologicamente a palavra economia pode ser entendida como as regras usadas para a administração do lar ou da casa.

Contudo, hoje, Economia é uma ciência muito importante e complexa que trata de estudar como se dão o consumo, produção, acumulação, extração e distribuição de bens e serviços na sociedade. O termo também tem um sentido popular que é sinônimo de poupar, ou seja, quando alguém trata de controlar seus gastos evitando desperdício de dinheiro, dizemos que a pessoa está fazendo economia.

Como uma ciência, estudando os bens e os serviços e sua relação com os indivíduos da sociedade, a Economia propõe-se a responder três perguntas básicas. A primeira delas é: o que deve ser produzido e em qual quantidade?; A segunda: Como deverá ser produzido?; E por último: pra quem deverá ser destinada a produção? Alguns estudiosos apontam ainda em nossos dias outra pergunta que tem se tornado fundamental dentro das ciências econômicas que é: como a produção afetará as gerações futuras?

Em função de responder a essas questões, ao longo dos séculos, foram se desenvolvendo teorias econômicas que por sua vez deram origem a diferentes escolas de pensamento econômico, muitas vezes antagônicas entre si. Essas teorias foram aplicadas no desenvolvimento das sociedades através das políticas econômicas dos governos promovendo épocas de prosperidade e estabilidade, como também crises, recessões, guerras e revoluções.

Entre as diversas escolas de pensamento econômico podemos citar Mercantilismo, Fisiocracia, Liberalismo, Marxismo, Keynesianismo entre muitas outras. E da mesma forma podemos citar grandes nomes do pensamento econômico como Adam Smith, Karl Marx e John Maynard Keynes para ficarmos entre os mais clássicos.

Uma das características mais importantes para se entender a Economia e sua importância é o fato de que os recursos são limitados. Caso os recursos fossem ilimitados, a Economia se existisse seria algo muito diferente do que é, pois todas as nossas necessidades seriam satisfeitas sem maiores esforços, tudo estaria como que dado a todos.

Assim, é a escassez de recursos que faz com que o homem trabalhe, batalhe e lute para conseguir suprir suas necessidades. E nessa busca de suprir suas necessidades o homem vai evoluindo, se aperfeiçoando, fazendo descobertas, desenvolvendo tecnologias, criando e inovando. Recursos limitados impulsionam assim o desenvolvimento da humanidade e são uma das premissas principais para que exista a Economia como ciência tal qual a conhecemos.

Macroeconomia e Microeconomia

A Economia pode ser dividida em diversos ramos de estudo, contudo, são dois os grandes ramos em que a ciência se divide: Microeconomia e Macroeconomia.

A Microeconomia se dedica a estudar o comportamento dos agentes econômicos que compõe a sociedade, os consumidores, famílias e indivíduos e sua relação com as empresas que produzem e prestam serviços. Analisando os fatores que interferem no preço, a lei da oferta e da procura, o que leva um consumidor a decidir por este ou aquele produto, as estratégias das empresas para alavancar as vendas e etc.

A Macroeconomia é um estudo mais geral, mais global da economia. Ela vai focar sua atenção nas políticas econômicas adotadas nos governos, no mercado financeiro, nas taxas de juro, inflação, na cotação das moedas, nas oscilações das bolsas de valores, na taxa de desemprego, no Produto Interno Bruto (PIB), nos impostos, enfim, em tudo aquilo que determina o comportamento da Economia como um todo. 

O significado de Economia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Economia |