Significado de El Shaday


O que é El Shaday



El Shadday ou El Shaday é uma expressão hebraica (אל שדי) que significa um dos nomes judaicos de Jeová, o Deus dos Hebreus.

O que significa El Shaday?

Em sua etimologia mais primitiva, El Shaday vai buscar na mitologia fenícia o seu significado, sendo uma expressão utilizada pelos hebreus para designar o Deus Todo-Poderoso, cujo nome é impronunciável. O termo El é mais conhecido na linguagem judaica como Deus, enquanto que Shaday traz ainda diversos debates sobre seu significado.

El Shaday, enquanto designação de um dos nomes de Deus, é mais abrangente que Elohim, uma vez que esta palavra representa mais o poder de Deus enquanto Criador. El Shaday, por seu lado, mostra o poder divino de maneira geral, querendo dizer que não há nada impossível para Deus.

Para a origem de El Shaday ainda existe muita discussão. Enquanto alguns autores dizem que o nome tem origem em Shadad, palavra que tem o significado de domínio ou destruição, outros afirmam que o termo pode indicar o Deus da Montanha, ou seja, o que se apresentou a Moisés no Monte Sinal. Outros ainda dizem que o termo traz lembrança ao Deus das Planícies, e que se refere a uma divindade da Mesopotâmia.

O Pentateuco refere-se a El Shaday como o Deus de Abraão, ou seja, Yavé, ou Javé, ou, como escrito em hebraico, YHWH. A palavra aparece na Torá, os livros mais tradicionais, que trazem a legislação e as regras que os judeus devem seguir.

Na Idade do Bronze, Shaddai era uma cidade dos amoritas, às margens do Eufrates, região atualmente no norte da Síria. Suas ruínas hoje são conhecidas como Teleth-Thadyen, que é a tradução árabe atual para o semítico Shaddai. Desta forma, também se especula se Shaddai não seria referente à divindade cultuada nessa região, antes da existência de Abraão, que teria utilizado o nome como referência ao Deus Inominável.

O significado de El Shaday está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | El Shaday | Siglas Eureka