Emo é o nome pelo qual ficou conhecida uma das tribos urbanas populares na década passada. Os Emos se caracterizavam por andar de preto, usar franjas grandes tapando os olhos, cabelos pretos com detalhes coloridos e por gestos e discursos delicados.
Emo, portanto, designa um estilo de vida muito ligado à um estilo de música. É uma cultura que busca fugir dos padrões mais aceitos pela sociedade. É, portanto, uma cultura alternativa.
No fim dos anos 70 surge o punk. Em meados dos anos 80 o punk vai ficando cada vez mais rápido, pesado e agressivo, nasce o hardcore. O hardcore por sua vez, evolui e se subdivide em estilos, uns mais políticos, outros mais ligados ao heavy metal, e surge também uma tendência de hardcore com uma proposta mais melódica, com letras falando de questões pessoais e de emoções, estilo que ficou conhecido como emotional hardcore ou emocore.
O nome Emo então deriva de emotional ou emotion. E define um tipo de música, ou mais precisamente de hardcore muito ligado as emoções, e define também o tipo de pessoa que se identifica e é fã desse tipo de música.
Para se tornar um emo e ser aceito no mundo emo, é preciso primeiramente conhecer as bandas influentes no estilo, como Sunny Day Real Estate, The Get Up Kids, Jimmy Eat World entre muitas outras; gostar de se vestir de preto e de outras características visuais presentes na subcultura; e se identificar com a proposta do estilo, que se associa aos sentimentos, a poesia, tristeza, melancolia e um tipo de rock pesado e melódico.
O nome “Emo” se tornou muito popular no Brasil a partir dos anos 2000 devido ao grande sucesso de bandas como NXzero e Fresno, que apesar de não serem exatamente do estilo, tinha uma influência notória, o que despertou o interesse de muitos adolescentes que passaram a se identificar com o perfil e o jeito de se vestir emo.
O significado de Emo está na categoria Significados