Significado de Epic


O que é Epic



Epic é um adjetivo de língua inglesa surgido no século XVI. O significado de epic, então, era “pertencente ou constituinte de um longo poema épico”. Essa palavra veio do francês épique, derivado do latim epicus, do grego epikos, a partir de epos, que quer dizer “estória, promessa, profecia, provérbio”.

O que é Epic

Epic, em português, quer dizer épico. O termo foi criado, originalmente, tendo em mente os poemas épicos. Mas, com o tempo, essa palavra ganhou novos significados.

Apesar de haver o termpo “épico”, em português, ainda assim a palavra “epic” ganhou espaço na língua. Isso se justifica por causa da internet.

Com a globalização e o acesso online se disseminando, muitos passaram a ter acesso a diferentes línguas. Para que o mundo possa se comunicar online sem as barreiras linguísticas, costuma-se utilizar o inglês como uma espécie de língua franca. Assim, a palavra “epic” passou a ter seu lugar na língua portuguesa.

Epic Fail

Epic fail é uma expressão de língua inglesa utilizada para caracterizar um momento com uma grande falha. A tradução literal de epic fail é “falha épica”.

Epic Fail tornou-se uma expressão famosa online pois costuma estar sempre vinculada a memes: gifs, vídeos e imagens de falhas enormes e que, em geral, possuem um efeito engraçado.

Um exemplo de Epic Fail no Brasil foi quando Vanusa, cantora, errou a letra do hino nacional. Essa seria apenas uma falha, mas transformou-se em epic fail, pois havia um grande público assistindo a situação, sendo assim, o momento acabou se disseminando e ficou imortalizado em diversos vídeos na internet.

Filme Épico

Um filme épico é um filme que retrata heróis, semelhantes a deuses, com grandes qualidades e bravura. O filme épico pode retratar a trajetória de um herói ou de povos heroicos. Dentre os filmes modernos que podem ser caracterizados como sendo épicos, há a trilogia O Senhor dos Aneis, focando em Frodo, o herói principal, e sua jornada em busca da destruição do Um Anel, tendo ajuda de diversos personagens para alcançar seus objetivos.

Poesia Épica

A poesia épica é um gênero específico da literatura, podendo até mesmo vir a ser considerada como uma das primeiras manifestações deste estilo artístico.

A poesia lírica possui diversas características: ela é sempre longa e é escrita de acordo com um padrão de versos, utilizando os versos heroicos. Ela também tem a caracterísitica de começar sempre no meio, nunca no início da aventura. A poesia épica narra a história de um herói, que, auxiliado pelos deuses, busca cumprir seu objetivo em uma longa aventura. Há deuses e outras criaturas que também podem atrapalhar esse herói em sua saga.

O gênero teve origem na Grécia, com a Ilíada e a Odisseia, creditadas a Homero, poeta que não se tem certeza se realmente existiu.

Já em Roma, Vergílio escreveu a Eneida, uma epopeia ligeiramente desconstruída, que desconstrói a imagem do herói, pois ele começa a história mostrando Enéas como um covarde, fugindo da guerra de Troia.

Em língua portuguesa, a epopeia mais conhecida é Os Lusíadas, escrita por Camões.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Epic | Siglas Eureka