Epistemologia tem como significado ciência, conhecimento. Epistemologia é a teoria do conhecimento, a ciência que investiga a crença e o conhecimento, procurando a natureza do saber científico e suas limitações.
A origem do conceito de epistemologia está no estudo da filosofia, que a define como uma ciência que analisa a forma como se deve tratar um problema advindo de um pressuposto filosófico específico, dentro da corrente filosófica do idealismo.
O tema central desta teoria do conhecimento é a realidade das coisas.
Os pressupostos em que a epistemologia se baseia são:
A partir destes pressupostos, duas questões precisam ser verificadas:
E, caso a resposta da primeira questão seja negativa:
A teoria do conhecimento perdeu sua força quando Kant, em sua Crítica da razão pura, refutou o primeiro pressuposto da epistemologia.
No campo da filosofia, a epistemologia foi substituída pela metodologia, que estuda os procedimentos de validação do conhecimento científico.
A raiz do nascimento da epistemologia está no questionamento da própria existência das coisas. Para Descartes, o conhecimento é a representação da ideia e a ideia é uma entidade mental que existe apenas dentro da consciência do indivíduo que a pensa.
A epistemologia é a ciência que procura validar o conhecimento, buscando evidências de que o conhecimento exista fora da consciência do indivíduo e se pode ser discernido de uma crença, uma ideia fantástica ou irreal.
Dentro da epistemologia existem dois posicionamentos distintos quanto à forma como o conhecimento deve ser validado:
Sob esta posição, o conhecimento só pode ser diferenciado da crença através daquilo que é apreendido e experimentado pelo ser humano.
Segundo a vertente racionalista, o indivíduo pode validar um conhecimento através da razão, sem necessidade da evidência empírica.
A epistemologia genética é uma teoria de Jean Piaget; Piaget tentou fundir duas teorias que versavam sobre a origem do conhecimento.
Para alguns, o conhecimento seria algo inato no ser humano, ou seja, já está presente dentro de cada indivíduo ao nascer. Esta teoria foi chamada de apriorismo.
Para outros, não existiria conhecimento inato; somente através da experiência é que o conhecimento poderia chegar ao ser humano.
Piaget une esses dois conceitos, ao afirmar que o conhecimento se faz através de uma interação daquilo que já nasce com o indivíduo com aquilo que ele apreende com seus sentidos.
Assim como a filosofia usa a epistemologia para validar o objeto de seu estudo: o conhecimento, o estudo do direito se utiliza da epistemologia para validar a origem dos conceitos em que se baseia. A epistemologia jurídica procura a definição dos fatores que levam à própria origem do direito.
Segundo a teoria da epistemologia jurídica, cada indivíduo possui uma forma distinta de pensar e agir e, portanto, o direito necessita de profunda reflexão, já que pode ter várias interpretações, de acordo com o entendimento de cada um.
A epistemologia convergente une três campos da ciência:
Desenvolvida pelo psicopedagogo Jorge Visca, a epistemologia convergente busca compreender de maneira mais ampla os mecanismos de aprendizagem do ser humano.
O significado de Epistemologia está na categoria Significados