Significado de Escassez


O que é Escassez



Escassez é um substantivo feminino existente na língua portuguesa. Essa palavra chega ao português advinda do latim vulgar excarpsus, que quer dizer “em pouca quantidade”, vindo de excarpere, que tem como significado “retirar, colher”.

O verbo excapere é formado pela pertícula ex- que quer dizer “fora” e o verbo carpere, que significa “colher”.

O que é escassez

O significado de escassez, literalmente, seria algo como “aquilo que foi retirado”. Na verdade, o substantivo escassez indica a qualidade de algo que é escasso, ou seja, tem a ver com falta, carência ou insuficiência. A escassez indica que algo existe em pouca quantidade.

Fala-se muito em escassez dentro do tópico de recursos naturais, uma vez que a ação humana vem fazendo com que essa relação torne-se mais real a cada dia. A escassez de recursos naturais não renováveis, como no caso dos minérios, é uma realidade contra a qual o ser humano precisa lutar.

Escassez na economia

Na área econômica, a escassez também é uma palavra muito comum. Neste contexto, escassez refere-se a determinado bem que é limitado.

A escassez de um bem ocorre quando sua demanda é muito maior do que a sua oferta. O caso contrário é o do excedente, quando há mais oferta do que demanda. O primeiro caso gera o aumento do preço e, algumas vezes, a classificação do bem como uma raridade. O segundo caso costuma levar a liquidações e ofertas para tentar diminuir a diferença entre oferta e procura.

Há diversos bens que são feitos visando a escassez, ou seja, eles são produzidos com o objetivo de oferecer pouca demanda, para que seu valor possa ser mais alto e para que eles adquiram o status de raridade. Esse é o caso de versões limitadas ou autografadas de livros, CDs, filmes etc.

Escassez de água

A água é um bem essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, por causa disso, a escassez de água é um dos maiores problemas que o homem atual enfrenta.

Embora os oceanos possam parecer o suficiente para nutrir as necessidades de água para toda a humanidade, essa impressão é errônea. Isto porque a água dos oceanos é imprópria para consumo humano, pois é salgada. O processo de dessalinização, ou seja, o processo necessário para transformar a água salgada em água doce, é inviável de maneira prática. Sendo assim, o planeta possui apenas 2,5% de água doce, utilizada para beber, preparar comida, alimentar animais, regar plantações…

A escassez de água doce ocorre pelo mesmo motivo de todas as outras: a procura (demanda) é maior do que a oferta. Por volta de 40% da população mundial não possui acesso à quantidade de água que necessita.

Devido à natureza do país, o povo brasileiro não costuma possuir problemas de escassez de água (com a exceção daqueles causados pela má administração). Por volta de 125 da água doce concentra-se nos rios brasileiros, mas é necessário o consumo consciente e uma boa administração para que a água seja distribuída adequadamente para a população. Além disso, é necessário controlar a urbanização para que esses rios não sejam poluídos.

O significado de Escassez está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Escassez | Siglas Eureka