Ética e moral possuem diferentes significados. É preciso fazer esta ressalva antes de definir o significado de Ética e Moral.
Ética é um substantivo derivado do grego ethiké.
De acordo com o dicionário, a palavra ética pode assumir três significados:
Ainda de acordo com o dicionário, há o conceito de ética social, que é a filosofia social levada à prática e rege as regras que devem pautar as relações entre os membros de uma sociedade.
Moral é uma palavra de origem latina, derivada de morale.
Como substantivo, moral pode ser:
A ética é o conjunto universal de valores que orientam o comportamento do homem em sociedade, com vistas à igualdade, justiça e bem-estar social.
A moral é um conceito mais específico: se refere aos costumes de um grupo; regula o comportamento do homem dentro deste grupo específico.
Ética e Moral no trabalho é um conceito relativamente novo, que diz respeito à conduta de todos os trabalhadores. É o conjunto de regras que deve ser seguido por todos, com respeito às normas de conduta específicas de cada empresa e/ou profissão e da sociedade. É o respeito que se deve ter em relação a todos no desempenho de uma função.
O comportamento ético e moral esperado de todo político é a busca pelo bem comum, sempre de acordo com as regras e os valores da sociedade. Não é apenas “não ser corrupto”, é governar, elaborando e votando planos e projetos que respeitem as leis e os valores da sociedade.
Kant foi um dos muitos filósofos que se ocupou com a questão da ética e da moral.
A ética kantiana tem como princípio o reconhecimento da existência de outros seres racionais, agindo segundo regras que os outros podem adotar. A norma de conduta do homem deve estar baseada em sua substância racional, não no sentimento.
O significado de Ética e Moral está na categoria Significados