Fake news é uma expressão de origem inglesa.
O significado de Fake news é, traduzindo-se literalmente para a Língua Portuguesa, “notícias falsas”. A expressão, embora seja muito usada recentemente, se originou ainda no final do século XIX.
Fake news, portanto, denomina as informações que são publicadas, principalmente nos dias atuais, nas redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e portais falsos de notícias. São notícias que não condizem com a realidade, porém compartilhadas como se fossem verdadeiras.
Em geral, o objetivo principal de uma fake news é gerar uma polêmica em relação a alguma pessoa ou situação, o que contribuiria para denegrir a sua imagem.
Uma fake news se caracteriza por apresentar um conteúdo apelativo, dramático e polêmico, o que tende a chamar a atenção das pessoas – em especial daquelas que não possuem muito senso crítico.
Um exemplo foi justamente na época em que a expressão começou a ser mais usada pela imprensa internacional: durante as eleições de 2016 nos Estados Unidos. Naquela época, as fake news já agiam com o intuito de sujar a reputação dos candidatos, não somente de Donald Trump (atual presidente norte-americano), como também da adversária Hilary Clinton.
Por isso, muito se fala do uso das fake news como uma arma política – tanto é que ocorreu a mesma situação durante as eleições presidenciais do Brasil em 2018.
Outra finalidade das fake news é o lado comercial, afinal, dependendo da forma que o texto começa (o título da notícia é apresentado de modo desconexo), o autor pode garantir maior acesso ao seu site e ter lucro com a publicidade digital. Nesse caso, a maioria das manchetes são basicamente sensacionalistas.
Não somente isso, mas as fake news intencionam reformar pensamentos por meio dessa criação de boatos, o que incentiva a propagação de ódio por causa das mentiras desenvolvidas. De modo infeliz, não somente pessoas famosas – como celebridades e políticos – podem sofrer com as fake news, mas também empresas e pessoas comuns.
O funcionamento das fake news é feito por grupos específicos, mas existem companhias que atuam em tal segmento, trabalhando através de uma parcela da rede que não fica indexada pelas ferramentas de pesquisa, ocultando-se do grande público – a chamada deep web.
A disseminação das fake news é feita na criação de uma página na internet, onde um robô elaborado pelos programadores de tais grupos se torna o incumbido por espalhar o link nas redes. Assim, quanto mais vezes o assunto for mencionado na internet, mais o robô irá atuar.
Disseminar fake news pode ocasionar consequências bastante graves e até fatais. Existem casos em que pessoas foram injustamente punidas por ações que nem cometeram, como, por exemplo, ameaças de morte e até assassinatos – um dos casos foi na Índia, onde sete pessoas foram mortas porque uma notícia falsa circulou dizendo que elas sequestravam crianças.
Dependendo da gravidade da fake news, guerras e outros conflitos podem ser declarados e iniciados por conta das notícias falsas.
Evitar isso é bastante difícil, afinal a sociedade tem mais apreciação pelas fake news: isso se confirma com a rapidez com que elas são compartilhadas. Para tentar diminuir a disseminação de notícias falsas, é recomendável que as pessoas procurem identificar o conteúdo, mas principalmente que exista alguma forma de prevenção e de punição para aqueles que contribuem para esses atos.
Não é muito difícil identificar quando uma informação é fake news, basta ter elevado senso crítico e analisar alguns pontos básicos daqueles dados apresentados por um determinado site.
Entre vários fatores, os que mais podem ajudar na identificação de uma notícia falsa são:
Uma forma clássica de conferir se a notícia é falsa é reparar na origem. Em geral, as fake news são de fontes que não têm credibilidade, ou seja, sem aprofundamento, há falta de referências e outros elementos jornalísticos que questionam a veracidade do texto.
Saber quem escreveu a notícia é fundamental para detectar se é uma fake news. A dica é procurar por um histórico de publicações de tais autores, pois na maioria dos casos não haverá indícios sobre essa informação, o que aumenta a probabilidade de a notícia ser fake.
A orientação é pesquisar em outros veículos, de preferência credíveis, para checar se o assunto visto naquela informação duvidosa foi publicado em outros locais com mais credibilidade e se o que foi comentado condiz com o mesmo.
Além disso, outras formas de identificar uma fake news são:
Pós-verdade é o nome dado ao neologismo criado por causa do fenômeno das notícias falsas, onde elas passam a ser vistas como verdades por causa da massiva e errônea difusão.
A “pós-verdade” tem como definição o conceito de que um fato concreto possui menos influência ou significância do que as crenças pessoais ou apelos à emoção. Isto é, significa que é mais importante crer que algo é verdadeiro (mesmo quando não é) do que aquilo de fato ser mesmo verídico.
A própria utilização do prefixo “pós” serve para que a ideia desse conceito seja de que a verdade passa a não possuir o mesmo significado que antes.
A palavra “pós-verdade” foi eleita como Palavra do Ano em 2016 no Dicionário Oxford.
Veja também o significado de Pós-verdade.
Dependendo da motivação por trás da criação fake news, tais notícias falsas podem ser categorizadas em 7 tipos diferentes.
É o tipo de fake news que não é mal intencionado, por isso são frequentes em sites de comédia e, especialmente, o leitor pode identificar com facilidade que esta é uma notícia falsa, muito embora alguns leitores possam ser enganados.
É uma fake news que tem uma chamada (título, imagem ou manchete) que não condiz com o restante do conteúdo do texto. Em geral, essas notícias falsas são usadas para gerar lucro daquele determinado site ou mesmo como uma forma de má política do jornalismo.
Sendo assim, é costume que os títulos sejam apelativos para gerar clickbait, ou seja, visualização para que a página ganhe dinheiro.
É a fake news que contém informações falsas e pode ser vista em diversas ocasiões, principalmente como estratégia de propaganda e para influenciar na política de uma região.
Em uma fake news desse tipo, a informação é verdadeira, contudo ela está sendo utilizada fora de contexto. Um exemplo bastante comum é que o site publique uma notícia antiga fingindo ser recente.
É uma fake news que dá a impressão de que tem informações reais e que são provenientes de fontes verdadeiras, contudo tais fontes nunca deram aquelas declarações.
Pode acontecer de ter o uso de marcas ou pessoas para dar “credibilidade” e enganar os leitores.
Tal fake news é um tipo que faz uso de conteúdos verdadeiros, mas o autor do texto o redige de maneira a fazer com que ele seja capaz de ludibriar o público que não está prestando tanta atenção.
Aqui é um tipo de fake news 100% falso, ou seja, é um tipo de conteúdo perverso e que tem o propósito de desinformar e enganar as pessoas.
O significado de Fake News está na categoria Significados