Margarida é o nome popular da Chrysanthemum leucanthemum, que é uma flor encontrada em versões brancas e amarelas, também conhecida pelos nomes de “crisântemo”, “bonina” e “mal-me-quer”. Margarida também é um nome próprio feminino utilizado em língua portuguesa.
A origem da palavra vem do Latim “margarita”, que tem como significado “pérola”. É provável que a flor tenha ganhado esse nome popular por causa de suas pétalas brancas e peroladas.
No inglês e no francês antigos, a palavra era conhecida como “margaret”, também significando “pérola”, mas utilizada principalmente como nome próprio feminino. No inglês moderno, existe ainda a variação “Margareth”, com H no final.
Para se referir à flor margarida em inglês, no entanto, passou-se a utilizar a forma moderna “Daisy”, derivada da junção de “day” (dia) e “eyes” (olhos), algo como “olhos do dia”. O apelido vem do fato de a flor abrir-se ao amanhecer e deixar suas pétalas levemente fechadas quando o sol se põe. Além disso, na Idade Média acreditava-se que as margaridas eram capazes de curar doenças dos olhos.
A forma Daisy também é utilizada como nome próprio feminino, e mundialmente conhecida por ser o nome de uma personagem dos estúdios Disney, criada há mais de 60 anos. Daisy Duck (Margarida) é a namorada do personagem Donald Duck (Pato Donald).
Ainda em língua inglesa, existe a expressão “upsy-daisy!”, utilizada no momento em que se levanta um bebê no colo. Em português, equivale à expressão “upa!”.
A margarida figura na lista de flores mais populares. Existem margaridas brancas e também margaridas amarelas (conhecidas como “Margaridas de Paris”).
Entre as principais flores amarelas mais populares estão também: os cravos amarelos, os lírios, os ipês, as titônias, os hibiscos, entre outras.
A margarida passou a ser aplicada em roupas e véus porque antigamente era considerada a flor das jovens donzelas, representando pureza , bondade e inocência. Sua aplicação era feita geralmente em peças feitas com renda branca, que também significavam pureza.
Quem popularizou o uso de vestidos brancos em casamentos foi a Rainha Victoria, na Inglaterra, ao utilizar um modelo branco decorado com flores de laranjeiras.
Até hoje flores são bastante utilizadas em trabalhos manuais, por sua beleza e delicadeza. A margarida é uma dessas flores favoritas para a confecção, principalmente quando feita na técnica manual do crochê, já que sua confecção harmoniza com grande parte dos trabalhos nessa área e não requer muito trabalho.
Existem diversos tutoriais e gráficos ensinando passo-a-passo como fazer margaridas de crochê na internet e também em programas de televisão, não apenas em roupas e outros adornos pessoais como também em tapetes e cortinas.
O significado de Flor Margarida está na categoria Significados