Significado de Fraternidade


O que é Fraternidade



Fraternidade é um substantivo feminino de origem latina (frater), cujo termo é o mesmo que irmão. Deste modo, a palavra fraternidade significa o parentesco entre irmãos. É comum ouvir e/ou ler menções como fraternidade universal que nada mais é do que a boa relação entre todos os homens nos mais diversos países.

O que é Fraternidade

As pessoas que possuem o sentimento de fraternidade desenvolvem o afeto por outras pessoas de modo semelhante a um irmão de sangue. O respeito e a igualdade de direitos são elementos essenciais neste tipo de relação.

Alguns grupos religiosos também utilizam o termo em suas atividades ou nomes de suas sedes. Como exemplo, tem-se a Fraternidade Espírita Amor & Caridade localizada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro que funciona desde o ano de 1986 e desenvolve vários tipos de trabalhos para auxiliar toda a sociedade.

Outro grupo que privilegia a fraternidade são os escoteiros, cujos grupos são submetidos a chamada Fraternidade Escoteira Mundial (International Scout and Guide Fellowship ou somente ISGF), que possui como missão promover o espírito do escotismo, da promessa e da lei na vida diária de cada integrante.

Assim sendo, os escoteiros realizam seus trabalhos em equipe, respeitam todas as pessoas, desenvolvem o amor e a empatia pela natureza e os animais de modo que se tornem membros cada vez mais responsáveis e verdadeiros líderes.

A palavra fraternidade está presente no lema da Revolução Francesa (Liberté, Egalité, Fraternité ou Liberdade, Igualdade, Fraternidade). Possivelmente tenha surgido com o filósofo humanista Étienne de La Boétie (1530 – 1563) que a escreveu em sua obra "Discours de la servitude volontaire" ("Discurso da servidão voluntária"), publicada em torno de 1550. O termo é ainda citado na Constituição Francesa de 1946 e 1958.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é um movimento realizado todos os anos pela Igreja Católica. Ela surgiu em 1964, embora alguns estudiosos dissessem que foi em 1961 através de três padres que tinham o objetivo de arrecadar fundos para o desenvolvimento de atividades assistenciais. Desta forma, a campanha teria sido realizada inicialmente no ano de 1962 em pleno período da quaresma na cidade do Natal (RN).

Se inicialmente os temas da campanha eram ligados à Igreja Católica, a partir de 1973 a preocupação com a realidade social tomou maior proporção. A Campanha da Fraternidade é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cada ano a campanha recebe um tema que esteja ligado às exigências do Evangelho e a responsabilidade da Igreja com a sociedade promovendo a justiça e a solidariedade.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Fraternidade | Siglas Grafite