Fútil é um adjetivo de dois gêneros – serve tanto para o sexo feminino, quanto para o sexo masculino. A palavra tem origem no termo em latim futilis, que significa “derramamento, gotejamento”, que acabou ganhando a ideia de “vão, leviano”.
O significado de Fútil é, para a linguagem cotidiana, usado para indicar algo que tem pouca ou nenhuma importância, que é desprezível, sem valor, é leviano, desprovido de interesse.
Pode-se também expor como definição de fútil as palavras trivial e inconsequente.
Exemplos: “A emissora agiu de forma fútil em relação à matéria sobre o abuso sexual de uma adolescente.” (Em sentido de desprezível)
“Na reunião, a opinião dele é tão fútil que não vale a pena escutar.” (Em sentido de sem importância, sem valor ou interesse)
Em se tratando de pessoas, a palavra fútil também traz a ideia de algo negativo. Nesse caso, uma pessoa fútil é aquela que não agrega positividade – ou mesmo assuntos interessantes, conhecimentos ou ensinamentos – em conversas, por exemplo. Um indivíduo fútil acaba dando muito valor e importância para coisas levianas, como é o caso de roupas e objetos caros.
Exemplo: “Quanta futilidade seu cunhado tem. Ele dá maior importância ao carro do que ao próprio filho!”
O termo “fútil” é visto no Código Penal Brasileiro, através do artigo 121, que aborda o crime de homicídio. Dentro deste artigo, existem o motivo torpe e o motivo fútil.
O motivo torpe define o crime de homicídio imoral, desprezível, aquele que é repudiado moralmente, que é vergonhoso. Um exemplo é uma pessoa matar outra por algum preconceito, como no caso de racismo, xenofobia, entre outros. O motivo fútil, por outro lado, explica o homicídio que possui uma razão absolutamente insignificante ou banal, algo que não deveria ocasionar um crime. Nesse, um exemplo é matar outra pessoa em uma discussão de trânsito.
O significado de Fútil está na categoria Significados