Significado de Gene


O que é Gene



Gene é uma unidade fundamental ou segmento de molécula de DNA que é essencial para a hereditariedade. Cada um é constituído por uma sequência específica de ácidos nucleicos que podem ser: ácido desoxirribonucléico (DNA) e o ácido ribonucléico (RNA). O termo foi criado pelo geneticista e botânico dinamarquês Wilhelm Ludvig Johannsen (1857 – 1927).

O gene possui importantes funções, como o controle do organismo e das estruturas e funções metabólicas das células. Localizam-se nas sequências de DNA não codificado por proteínas de forma intercalada e recebem o nome de “DNA inútil”.  Ele é de grande importância para o organismo, uma vez que compõe cerca de 97% do genoma humano e auxilia no adequado funcionamento dos genes.

Cada organismo possui um determinado número de cromossomos e qualquer alteração realizada em sua quantidade ou disposição dos genes pode ocasionar no que é conhecido como mutação genética, cuja ocorrência acarreta na transmissão dessa alteração para as futuras gerações. Quando algumas células somáticas são afetadas, podem ocorrer no aparecimento de algum tipo de câncer.

Genótipo nada mais é do que a constituição genética de uma célula, indivíduo ou organismo. Em outras palavras, diz respeito às características internas de um indivíduo, como herança de seus pais. São informações que se encontram no genoma que é o conjunto de cromossomos que caracterizam cada espécie.

Genética é o campo científico que estuda os genes, as variações dos organismos e a hereditariedade.  É dividida nas seguintes áreas: Clássica (Consiste nos métodos e técnicas utilizadas antes do surgimento da biologia molecular), Molecular (Direciona os seus estudos para a estrutura e função dos genes em nível molecular), Genómica (É o campo mais recente de estudo da genética), Genética Populacional, quantitativa e ecologia genética (estudam as populações dos organismos retirados da natureza e se baseiam na genética clássica).

Os genes recebem as seguintes classificações: Dominante (é aquele que determina uma característica ao indivíduo), Recessivo (Só se expressa quando está em dose dupla, já que na presença de um dominante ele se torna inativo), Estrutural (origina a estrutura e funções das proteínas e enzimas), Operador (Controla o acesso ao RNA), Regulador (Regulam a transcrição de outros genes) e os Letais ( Provocam a morte do indivíduo antes ou logo ao nascer).

O significado de Gene está na categoria Ciência

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Gene | Siglas Grafite