Significado de Grafite


O que é Grafite




Um dos usos do termo grafite é o grafite-mineral, também chamado de grafita, chumbo negro ou plumbagina. O grafite mineral é uma das formas alotrópicas do carbono, formado na natureza a partir do carvão. O carbono é encontrado na natureza de quatro formas:

-o diamante;

-o fulereno;

-o grafeno;

-o grafite.

O grafite tem várias utilidades para a indústria. É utilizado:

-na fabricação de cadinhos;

-nas indústrias de aço, latão, bronze;

-como lubrificante (em pó);

-mina do lápis (misturado a argila);

-na composição de tintas que protegem ferro e aço da oxidação.

-na indústria eletrônica, por ser um bom condutor de eletricidade.


Grafite – fórmula química

A fórmula química do grafite é apenas C, o carbono. A diferença entre as formas alotrópicas do carbono se dá apenas pela forma como os átomos estão arranjados; todas elas são formadas apenas por átomos de carbono e têm origem no carvão.


Grafite – outro significado

Um outro significado de grafite é o lápis utilizado para desenhos.

Na fabricação dos lápis, diferentes quantidades de grafite e argila na composição são responsáveis pelo grau de maciez na escrita, variando do mais macio ao mais duro; da cor preta à cor acinzentada.


Na arte: o que é grafite?

Segundo o dicionário, o grafite também representa as mensagens deixadas em muros e paredes da cidade; uma arte de contestação e por vezes, até com caráter obsceno.

Na arte, o grafite surgiu na década de 1970, na cidade de Nova Iorque. Esse tipo de manifestação artística é feita em espaços públicos e justamente por isso, causa certa polêmica, pois os espaços utilizados não estão sempre legalmente aprovados para tal.

A origem do grafite está ligada ao nascimento do Hip-hop; outro movimento artístico que surgiu das minorias como forma de extravasar sentimentos de revolta contra a situação social. O grafite é feito nas ruas por manifestar exatamente a realidade dura vivida nas grandes cidades.

Grafite – Brasil

No Brasil, o grafite chegou no final da década de 70, primeiramente na cidade de São Paulo. Aqui, o grafite ganhou o toque brasileiro, evoluindo de forma diferente e hoje, o grafite do Brasil é um dos melhores do mundo.

Grafite e pichação

Muitas pessoas confundem a arte do grafite com o crime de pichação. A questão é bastante controversa mesmo, porém a pichação tem um caráter contraventor, sendo feita até mesmo em monumentos públicos; a pichação é uma forma de vandalismo e gera uma poluição visual nas cidades. O fazer grafite é inegavelmente uma forma de manifestação artística, com diferentes técnicas e sempre em expansão.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Grafite | Siglas Happy Hour