Significado de Hip Hop


O que é Hip Hop




Hip Hop é um gênero musical fundado na década de 1970 pelo DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan).

Para criar o Hip Hop, Bambaataa uniu sons de vários estilos musicais diferentes, como Funk, música eletrônica e o canto falado típico do Rap.


Hip Hop – história

O Hip Hop nasceu em Nova Iorque, nas comunidades negras e latinas, como uma forma de extravasar os sentimentos de uma classe marginalizada que vivia em verdadeiros guetos onde a violência era muito grande.

O Hip Hop tornou-se mais que um gênero musical; passou a ser toda uma cultura, sob as formas artísticas também da dança, da pintura e da poesia.


Significado de Hip Hop

Hip” tem o significado de algo moderno, que está acontecendo na atualidade; “Hop” é um movimento de dança. A cultura Hip Hop foi assim chamada pela primeira vez em 1978; o “hip-hop” seria uma forma de onomatopeia para imitar a cadência da marcha de soldados, de uma maneira jocosa; um grupo composto por um DJ, responsável pela batida, e um rapper, que fazia a poesia passou a ser chamado de “hip-hoppers”. A primeira pessoa a designar a música Hip Hop como tal foi Lovebug Starski.


Elementos da cultura Hip Hop

O Hip Hop não é apenas um estilo musical; ele representa toda uma cultura que também engloba:

-o rap (rhythm and poetry – ritmo e poesia) – técnica em que o canto tem rítmica, mas se aproxima mais do falar propriamente do que do cantar;

-o DJ (Disc Jockey) – o artista que une os diferentes sons criando a batida do Hip Hop;

-a breakdance – o estilo de dança de rua que nasceu com o Hip Hop;

-o grafite – estilo de arte urbana feita em espaços públicos originalmente não destinados a isso.


Hip Hop – dança

A dança que tipicamente acompanha o Hip Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua cultura. É uma dança praticada na rua que contém principalmente os estilos:

-breakdance;

-locking;

-popping.

A dança Hip Hop guarda uma diferença essencial em relação a outros tipos de dança que é a presença do freestyle. São muito comuns também as competições de freestyle, formais ou informais, que ocorrem num espaço circular chamado cipher.


Hip Hop tuga

O Hip Hop tuga é a variação do Hip Hop de Portugal. O Hip Hop chegou a Portugal na década de 1980, através do cinema americano; logo invadiu os bairros do subúrbio de Lisboa e Porto. O primeiro a divulgar a cultura no país foi José Mariño.


Hip Hop – vídeos

Atualmente a internet está inundada de vídeos com conteúdos que abarcam todos os elementos do Hip Hop; as técnicas de dança, vídeo-clips, os grafites e tudo o mais que divulgue a cultura Hip Hop.

O significado de Hip Hop está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Hip Hop | Siglas Layout