Significado de Hosana


O que é Hosana



Hosana é um termo litúrgico, de origem hebraica e muito antiga. É comumente utilizada em cerimônias religiosas, principalmente nas celebrações cristãs e judaicas. Literalmente, aparece seis vezes na Bíblia e também é usada para compor letras de cânticos, hinos e rezas. O significado da palavra Hosana em sua origem é salve-nos, porém, com o passar dos anos, este significado perdeu o sentido, e hoje, o significado de Hosana é voltado para uma expressão de louvor, de adoração a Deus.

Nas passagens bíblicas, esta expressão está relacionada em sua maioria à pessoa de Jesus. Ao usarem esta expressão, os judeus acreditavam que Jesus poderia livrá-los do sofrimento e angústia que sofriam na época.

A palavra Hosana também é utilizada por vários grupos conhecidos em suas músicas, como por exemplo, a música Hosana Diante do Trono e a Hosana Hillsong. Hosana também é o nome de um festival realizado todos os anos pela Comunidade Canção Nova, cujo último evento ocorreu no ano de 2014, o Hosana Brasil 2014.

Judaísmo

No Judaísmo, a palavra Hosana é usada especificamente durante um ciclo de orações, o serviço de Hoshana. A cada manhã é cantado um ciclo durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot; estes ciclos se completam após oito dias.

Cristianismo

Uma das ocasiões bíblicas mais conhecidas em que esta expressão é utilizada é a do momento em que Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho diante de uma multidão, que estendia suas vestes e espalhavam ramos de árvores pelo caminho e gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!” Este acontecimento deu origem à celebração do domingo de ramos, comemorado todos os anos pelos fiéis da igreja católica na semana que antecede à páscoa. Nestas celebrações, as pessoas cantam Hosana nas alturas.

O significado de Hosana está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Hosana | Siglas Layout