Significado de Ícone


O que é Ícone



Ícone é a palavra na língua portuguesa originada do latim icon que, por sua vez, é originado na palavra grega eikón (εἰκών).

Ícone é usado em diferentes contextos: pode se tratar de uma pintura religiosa, de um conceito no âmbito dos estudos linguísticos da semiologia e da semiótica ou mesmo uma representação visual no campo informático.

Um ícone, em geral, é alguém de destaque e que representa um grupo. Assim, um ícone da música é alguém que é um músico renomado. Mas, dependendo do contexto no qual está inserido, ícone pode ter diversos significados.

No contexto religioso, um ícone é uma imagem. Será dito mais sobre esta modalidade de ícone no próximo item deste texto.

No âmbito da semiologia e da semiótica, ícone é um signo visual que representa um objeto através da semelhança. Os ícones podem substituir o objeto que representa, assim, quando se quer mostrar uma paisagem para alguém, não precisa levar essa pessoa até o local, pode-se usar um ícone da paisagem: uma foto.

O ícone na linguística, portanto, é uma representação repleta de significados. Um ícone muito conhecido é o leão como signo visual do Imposto de Renda. Outro famoso ícone é o ícone do direito: a balança.

Na informática, um ícone é a representação imagética e, por isso, visual, de programas, aplicativos ou mesmo de sites. O ícone é um importante elemento de interface, uma vez que ele representa o programa, site ou  aplicativo sem necessidade de seu nome.

Dentre os ícones de sites, o do facebook (a letra F branca num fundo azul) é bastante conhecido. Quanto a programas, os ícones do Windows e da Apple, mesmo tendo sofrido pequenas mudanças ao longo do tempo, ainda são fortes exemplos de ícones  mundialmente conhecidos e que dispensam palavras.

 

Ícones Bizantinos

Dentro da religião Católica Ortodoxa, ícone é o nome dado a uma pintura religiosa sobre um painel que, em geral, é de madeira. Apesar disto, também existem ícones pintados em metal, em marfim e mesmo em cerâmica.

Ícones não são qualquer pintura religiosa, mas representações da Virgem Maria ou dos Santos pintados, inicialmente, com a técnica encáustica. A técnica têmpera também foi adotada pelos pintores de ícone.

Ícones não costumam variar, mantendo os mesmos traços característicos deste estilo de pintura. Uma das coleções de ícones bizantinos mais importantes está no Mosteiro de Santa Catarina, localizado no Monte Sinai.

O significado de Ícone está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Ícone | Siglas Layout