Significado de Imparcial


O que é Imparcial



Imparcial possui diversos significados. Ao analisarmos a palavra, entretanto, já temos uma boa ideia ao que ela se refere: aquilo que não tem parte. Ou seja, é aquele que não toma parte de nenhum dos lados, que mantém-se neutro, reto, que é equitativo, que não favorece alguém em detrimento de terceiro. Imparcial é quem age de forma a não favorecer nenhum dos envolvidos.

Dentre estes significados, a figura do juiz é de certo a representação da imparcialidade. Seja juiz de futebol ou juiz do Poder Judiciário, o papel dele é julgar os fatos que ocorreram e, com imparcialidade, determinar com base na justiça as ações que devem ser tomadas.

Quando um juiz esportivo apita falta para um time, ele não o faz para prejudicar o time adversário (ao menos é o que todos esperamos!), mas sim porque o time adversário cometeu alguma infração nas regras do jogo e está sendo punido por isso. Em outras palavras, o juiz de um jogo está lá para garantir que a regra do jogo seja cumprida de forma imparcial, isto é, sem (des)favorecer nenhum dos times.

No caso de um juiz do Poder Judiciário, aquele que bate o martelo e toma decisões, sua imparcialidade garante que a lei seja cumprida, e a justiça feita. Para ser imparcial, é essencial que esta figura jurídica tenha conhecimento das leis que se aplicam ao caso e, a partir delas, analise o caso julgado sem defender a parte A ou parte B, mas sim garantir que a justiça seja aplicada da forma mais objetiva e literal possível.

Embora os significados de imparcial nos remetam à juízes, qualquer um pode e, em muitos casos, deve agir com imparcialidade. Muitas vezes, ter autoridade em um assunto significa olhá-lo com imparcialidade, ignorando preferências ou discordâncias com uma pessoa, atendo-se apena aos fatos e fazer o julgamento. Por exemplo, uma pessoa que exerce autoridade em um clube. Os sócios deste clube esperam que as ações deste líder sejam imparciais, que seja respeitadas as regras e hierarquia dos membros. A função dele está em garantir o crescimento ou a manutenção dos bens do clube, e não o enriquecimento ou o crescimento dele ou de seus amigos.

Mas o que dizer sobre os outros significados de imparcial? Reto, por exemplo, ilustra que ser imparcial significa não pender para nenhum dos lados em nenhum momento. É necessário seguir um único caminho e, em nenhum momento, deve-se desviar dele. Equitativo, por sua vez, significa que há igualdade. Por exemplo, em uma divisão equitativa de bens, todas as partes receberão quantias iguais ou que sejam consideradas justas para cada parte.

Todas os significados de imparcial são qualificações humanas. Enfim, um animal não pode ser imparcial, muito menos um objeto inatimado. Ser imparcial é se despir de instintos e de opiniões pessoais e interpretar os fatos a partir de um conjunto de noções morais.

E mesmo com essa variedade de significados, ser totalmente imparcial é uma tarefa impossível, uma vez que cada ser humano pensa, age, enxerga e raciocina de forma distinta. A imparcialidade é um conceito que deve servir como objetivo e inspiração para aqueles que buscam agir de forma justa. Uma pessoa que exerce a imparcialidade tenta agir de forma justa para não prejudicar ninguém em sua decisão à luz das leis e regras que regem o caso.

O significado de Imparcial está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Imparcial | Siglas Layout