Significado de Institucional


O que é Institucional



Institucional é um adjetivo derivado de instituição que, por sua vez, é proveniente do latim institutio, relativo a agremiação, organização de uma determinada espécie com objetivo definido.

Institucional é a palavra que define algo relativo a uma instituição, ou seja, uma entidade que atua com educação, artes, benemerência, política, religião ou outra atividade da área de ciências humanas.

Dizemos que é institucional tudo que se relaciona às organizações que atuam para controlar o funcionamento da sociedade e, em consequência, dos próprios indivíduos, sendo entidades regidas por regras e normas que buscam a ordem entre as interações das pessoas. As instituições possuem um papel fundamental na socialização, fazendo com que as pessoas sintam-se membros da sociedade.

Um dos exemplos que podemos citar como institucional pode ser um documento ou um vídeo, que promovam uma instituição, e são feitos com o objetivo de tornar públicas as atividades por ela exercidas. Atualmente, muitas instituições possuem vídeos institucionais, onde podem ser encontrados também, além do conteúdo institucional, referente à entidade, vídeos que possuem informações sobre a entidade em questão.

O verbo institucionalizar tem o significado de atribuir uma característica para a entidade, considerando-se que pode ser definido como sinônimo de oficializar.

Institucionalismo

A tendência econômica e social que ganhou força no início do século XX, nos Estados Unidos, foi chamada de institucionalismo. Sua principal característica consiste na orientação para a multiplicação das instituições, indicando que as diversas camadas sociais, econômicas e jurídicas das instituições sejam essenciais para a explicação dos diferentes fatores econômicos que ocorrem em qualquer sociedade.

Propaganda Institucional

O marketing institucional ou propaganda institucional é um dos ramos da publicidade que trabalha para uma instituição ou empresa, considerando a divulgação como objetivo final e não apenas um produto.

O objetivo principal do marketing institucional é criar uma imagem positiva da entidade ou da empresa perante o público, informando as pessoas com relação às qualidades apresentadas pela entidade a que se referem, buscando criar um clima de relacionamento onde devem ser trabalhadas a confiança e a intimidade.

A propaganda institucional também é uma arma dos políticos que estejam ocupando poderes dentro de uma nação, buscando promover a ética e a responsabilidade, que devem ser suas principais características perante o público.

Psicopedagogia institucional

Os problemas de aprendizagem em instituições como os hospitais, as escolas e as empresas são atividades da psicopedagogia institucional, assistindo e capacitando os profissionais para que melhorem suas capacidades e seu potencial, desenvolvendo a aprendizagem e o ensino e fortalecendo a instituição com o trabalho.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Institucional | Siglas Layout