Significado de Integridade


O que é Integridade



A mesma é sinônima de retidão, imparcialidade e honestidade. Integridade significa uma qualidade de algo ou alguém em ser íntegro, com uma conduta reta, pessoa de ética, honrada e muito educada, brioso, imparcial, ponderoso, cuja sua natureza passa uma imagem de inocência, castidade ou ate mesmo pureza.

Uma pessoa íntegra pode ser pura, perfeita e justa, tornando-se uma qualidade ou estado do que é íntegro ou completo.

Já em relação ao sentido figurado da palavra integridade, a mesma pode ser descrita como inocência, pureza ou honradez, podendo designar uma atitude de total plenitude moral, sendo a principal característica de uma pessoa incorruptível.

Ex.: Por ser um exemplo de integridade, o juiz era respeitado por todos os seus colegas e amigos.

Segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988, o artigo 1° o qual cita os princípios fundamentais, indica qual é a importância da “dignidade da pessoa humana”, onde o artigo 5° que fala dos direitos e garantias fundamentais, cita que ninguém poderá ser submetido a um tratamento desumano ou a uma tortura degradante, valendo da integridade da pessoa.

Significado de íntegro

Íntegro significa honesto, ou seja, uma qualidade de quem não se deixar ser corrompido e age com total honestidade. O significado de íntegro nada mais é do que um adjetivo completo, o qual é apresentado em sua totalidade sendo completamente preenchido.

Integridade de dados

A integridade de dados tem como função, assegurar que um documento não venha a ser alterado após já ter sido assinado. Já em um contexto de bancos de dados relacional, é muito comum se falar da integridade referencial, a qual possui como objetivo conseguir conservar todas as relações já existentes entre as tabelas quando normalmente algumas linhas acabam sendo eliminadas ou inseridas.

A integridade de dados é considerada uma das características mais essenciais em relação à segurança da informação, a qual deve garantir que todas as informações não passem por alterações as quais são impróprias ou não foram autorizadas.

Integridade pessoal, moral e física

Integridade pessoal: Este é considerado um conceito mais amplo, o qual acaba incluindo a integridade moral e física, onde ambas é um direito previsto através da constituição de muitos outros países do mundo.

 

Integridade moral: A mesma indica a dignidade de um individuo ou sua inteireza moral. Sendo assim, se uma pessoa é humilhada psicologicamente ou acaba sendo insultada, provavelmente a sua integridade moral será afetada.

Integridade física: A mesma remete para saúde física ou bem estar de um grupo ou individuo. Ex.: Devido a sua integridade física estar em perigo, às pessoas tiveram que ser todas evacuadas do estádio.

 

 

 

 

 

O significado de Integridade está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Integridade | Siglas Layout