Significado de Islamismo


O que é Islamismo



Islamismo é um substantivo masculino. O termo vem do Árabe islam, que significa “submissão” – está associada com salaaam, que significa “paz”.

O significado de Islamismo é uma religião fundada pelo profeta Maomé (Muhammad), nascido em 570 d.C. em Meca – cidade sagrada dos muçulmanos, situada na Arábia Saudita – local também de seu descanso. A cidade foi fundada pelos descendentes de Ismael, que foi o primeiro filho de Abraão.

O Islamismo foi fundado no início do século VII e se trata de uma religião monoteísta, presente em mais de 80 países atualmente e com notável expansão.

“Islã” significa submissão ou rendição, através da obediência às leis e às vontades de Alá (Allah, em árabe): o único e verdadeiro Deus para os muçulmanos (muslim, em árabe, seguidores do Islamismo, também chamados de islamitas – ainda existe o termo maometano, mas há muita rejeição por esta, já que a religião visa a devoção a Deus, e não a Maomé.

A tradição islâmica conta que Maomé iniciou sua pregação aos 40 anos de idade, sendo que o arcanjo Gabriel surgiu para ele e entregou em suas mãos os princípios básicos do Islamismo, isto é, as regras fundamentais de cunhos religioso, dogmático e moral, afirmando ainda que só existe um Deus.

As revelações divinas que Maomé recebeu do arcanjo Gabriel foram organizadas no Corão (o Alcorão) – o livro sagrado do Islamismo – que também possui partes do Antigo Testamento.

Os preceitos básicos – também denominados de “Cinco Pilares” (deveres religiosos fundamentais para que todos desenvolvam a submissão a Deus) que fazem parte do Islamismo são:

  • Crer em Alá, como único Deus, e também em Maomé, seu profeta,
  • Fazer cinco orações diárias, sendo ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, no pôr-do-sol e antes de deitar. As preces podem ser feitas coletivamente na mesquita, bem como de forma individual,
  • Realizar uma doação anual (zakat) que é oferecida aos pobres,
  • Durante o mês do Ramadã, deve-se jejuar entre o nascer e o pôr-do-sol. O dia se inicia com uma refeição feita de madrugada, chamada de suhoor e termina com uma refeição para quebrar o jejum feito, chamada de iftar, e
  • Realizar pelo menos uma vez na vida uma peregrinação para Meca.

O Jihad é também visto, ocasionalmente, como um pilar da fé, sendo usado para classificar positivamente as ações de um cidadão muçulmano de verdade, além de indicar os deveres da religião em relação ao aprimoramento do espírito e da submissão a Deus.

Após a morte de Maomé, o Islamismo passou por uma ramificação. Várias vertentes diferentes surgiram, contudo, as que mais possuem seguidores, também as mais famosas, são os Sunitas e os Xiitas. Embora tenham suas diferenças, é possível afirmar que ambas vertentes acreditam na individualidade de Deus, bem como nas revelações feitas por Maomé e também na própria ressurreição de Maomé no Dia do Julgamento.

A religião islâmica, no Brasil, surgiu junto com os escravos africanos. Mas logo após, muitos árabes migraram para o país e contribuíram para difundir o Islamismo.

Maomé

Maomé passou a maior parte de sua vida trabalhando como mercador. Era analfabeto.

Como comentado, aos 40 anos de idade, o profeta recebeu as revelações do arcanjo Gabriel, que o incentivou a pregar o que foi passado para que o povo encontrasse o “verdadeiro Deus”.

Maomé, assim, pregou a existência de um só Deus (que seria Alá), além de defender a divisão de terras dos ricos para com os pobres – o que atingiu em cheio a classe dominante de Meca.

Por conta disso, Maomé foi perseguido e precisou fugir para Medina no ano de 622. Neste local, Maomé ascendeu como líder político e chefe da comunidade religiosa.

Até o fim de sua vida – sua morte ocorreu no ano de 632 – Maomé repassava as leis do Alcorão (seus diversos manuscritos e rascunhos foram organizados para a criação do livro após seu falecimento) para que todas as pessoas obedecessem essas leis e acreditassem nelas para terem como recompensa o paraíso.

Alcorão

O livro sagrado do Islamismo, o Alcorão ou Corão tem seus ensinamentos baseados no que o arcanjo Gabriel passou ao profeta Maomé – é, portanto, uma coletânea destas revelações que demoraram 23 anos para serem passadas.

O Alcorão é visto como o melhor guia e o mais completo para quem está em busca do prazer de Deus – é o milagre do Islã.

Islamismo, Cristianismo e Judaísmo

Muitos acreditam que o Islamismo tem raízes diferentes de outras religiões monoteístas, tais como o Cristianismo e o Judaísmo.

No entanto, suas raízes não são conflitantes, pois todas vêm do profeta Abraão:

  • No Islamismo, Maomé seria descendente de Ismael – primeiro filho de Abraão,
  • Moisés e Jesus seriam descendentes de Isaac, o filho mais novo de Abraão.

Entende-se, portanto, que as três religiões acreditam em um só Deus, mas todas o conhecem por um nome distinto.

O significado de Islamismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Islamismo |