Significado de Kuarup


O que é Kuarup



Kuarup é o nome de uma madeira que também dá o nome a um ritual indígena.

O que é Kuarup:

O significado de Kuarup é abordado como um ritual feito para homenagear os mortos ilustres. O ritual serve para se despedir dos mortos e encerrar o período de luto (ou seja, este é o último momento para chorar pelos entes queridos que se foram). Kuarup é celebrado pelos povos indígenas localizados na região do Xingu, no Brasil.

A origem do ritual vem do Pajé Mawutzinin (para os índios do Xingu, ele era o criador dos homens) e sua tentativa de trazer os mortos de volta à vida, mais especificamente seis pessoas. Nessa ocasião, o Pajé preparou seis troncos da madeira kuarup que iriam ser transformados para terem vida. Ainda, o Pajé informou que os índios que intencionavam ter relações sexuais naquela noite deveriam ficar em casa.

No conto desse ritual, diz-se que um dos índios, curioso e que acabou desobedecendo o aviso, fez com que a experiência da ressurreição parasse o efeito (que estava realmente acontecendo) – os troncos de kuarup pararam de se mexer. O Pajé ficou decepcionado e avisou que a partir daquele dia, ele somente tentaria ressuscitar as almas dos que já morreram.

A partir desse momento, os índios passaram a acreditar que o ritual Kuarup faria com que as almas dos mortos se libertariam e partiriam para outro mundo.

No Parque Indígena do Alto Xingu, o kuarup dura dois dias e acontece somente uma vez ao ano. Por ser uma festa importante, tem-se danças, orações, comida, cânticos e o momento que se erguem os troncos de madeira – o momento para lamentar a morte do ente querido pela última vez – que estão pintados e enfaixados com as cores amarela e vermelha. Alguns objetos da pessoa morta podem ser postos também.

O kuarup da tribo Kuikuro também é voltado para expressar sentimentos profundos. Esta cerimônia, que também acontece todos os anos, é feita no mês de maio e sempre na lua cheia. Os índios da tribo Kuikuro convidam as outras tribos amigas para celebrar e evocar as almas dos mortos. Durante esta noite de lua cheia, os troncos de madeira são dispostos em linha reta e decorados.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Kuarup | Siglas Layout