Significado de Malícia


O que é Malícia



Malícia é um substantivo feminino singular derivado da palavra em latim malitia, tendo como palavras antônimas a ingenuidade e inocência.

A palavra malícia significa, de forma principal, a propensão ou tendência para praticar atos de maldade. Isso quer dizer que, uma pessoa maliciosa tem tendência ou disposição para ludibriar, ou seja, enganar e prejudicar o próximo, sendo e praticando o mal.

Além de seu significado comum, muitos não sabem que a palavra malícia também serve para a área da botânica.

Malícia é o nome correspondente a algumas plantas das leguminosas, do gênero Mimosa, entre as quais, de exemplo temos a planta sensitiva.

 

O que é Malícia?

Uma pessoa maliciosa também age com astúcia, oculta sentimentos para mentir de forma mais certeira suas intenções, sendo definido como alguém de má índole.

A malícia, mesmo com seu significado mais conhecido relacionado a um ato de maldade contra alguém, também pode estar relacionada a uma conotação sexual.

Nesse caso, a malícia significa que uma pessoa que faz observações e comentários voltados para o assunto sexual, fazendo com que suas interpretações sejam maliciosas. Esse significado de malícia quer dizer que a pessoa é lasciva ou picante, também podendo ser chamada de marota.

 

Exemplos empregados da palavra malícia

Através de seus olhos, era possível notar que tudo o que pensava era baseado em malícia.

Sua malícia foi capaz de estragar o relacionamento entre o casal apaixonado.

Roubar, afinal, é agir com malícia contra pessoas do bem.

Ele interpretou com malícia o que a garota estava tentando explicar.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Malícia | Siglas Maori