Manufatura é um substantivo existente em língua portuguesa.
Sua origem pode ser encontrada na língua latina através da junção de duas palavras: manus e factura. Manus, traduzido para o português, significa mão. Factura vem do verbo facere, que quer dizer fazer.
Manufatura significa obra feita à mão, entendendo-se obra como qualquer item ou objeto produzido pelo ser humano e não apenas como obra no sentido de construção civil.
Basicamente, manufaturar é produzir utilizando o trabalho manual. O processo manufatureiro privilegia a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação que lhe foi designada e, sendo assim, nenhum dos operários da manufatura fará o item por completo, apenas partes dele.
O trabalho estilo manufatura sucedeu o artesanato como forma de organizar e produzir o trabalho. No artesanato o trabalho é manual, mas é apenas uma pessoa para fazer todas as etapas. Sendo assim, no artesanato, o trabalho é mais demorado.
A manufatura pode ser definida como sendo um estabelecimento fabril que utiliza uma técnica de produção artesanal. O trabalho da manufatura é realizado por uma grande quantidade de operários contratados. Eles possuem uma jornada de trabalho a cumprir, com horários para início e para término do trabalho. Os operários possuem um patrão para dirigi-los.
Muito embora o significado de manufatura seja um termo que, em sua origem, sugere o trabalho manual, ele ainda é utilizado para fazer referência a um grande estabelecimento industrial, fábricas. Manufaturado é o nome dado ao produto dessas manufaturas.
Manufatura enxuta é o nome de um tipo de manufatura, uma filosofia operacional que foi criada no Japão após a II Guerra Mundial, mais especificamente na fábrica da Toyota. O objetivo da manufatura enxuta era eliminar os desperdícios da produção e, assim, tornar a Toyota mais competitiva frente as grandes empresas automobilísticas norte-americanas.
A manufatura enxuta, basicamente, resulta em uma produção feita de forma mais flexível, mantendo estoques baixos e, assim, reduzindo o número de quebras ou falhas. Os layouts, seguindo o tipo de manufatura, também são mais enxutos. O objetivo primordial desse tipo de manufatura é atender as necessidades que os clientes possuem no tempo rápido.
Manufatura reversa é o nome dado a uma inovação tecnológica que visa recuperar o lixo eletrônico. No lixo eletrônico podem ser encontrados diferentes materiais e muitas matérias-primas. Sendo assim, o objetivo da manufatura reversa é diminuir a quantidade de lixo, reciclar e, assim, preservar o meio ambiente.
Esse tipo de tecnologia visa dialogar com a sustentabilidade, buscando recuperar os produtos sucateados.
A tecnologia avança cada vez mais rápido e, por isso, os produtos eletrônicos acabam ficando obsoletos rapidamente, sendo substituídos por outros mais modernos. Isso cria o lixo eletrônico: celulares, baterias, computadores, laptops, refrigeradores, televisões, fogões…
A sustentabilidade busca diminuir esse desperdício e, por isso, a manufatura reversa realiza um processo de triagem nesse lixo eletrônico, desmontado-o, classificando suas peças, triturando-as e compactando-as, encaminhando elas para um novo processo produtivo, sob a forma de matéria-prima novamente.
Maquinofatura é o nome dado à indústria mecanizada, ou seja, que utiliza máquinas e robôs. A maquinofatura seria uma espécie de evolução da manufatura. Seu início ocorreu com a criação das primeiras máquinas a vapor, fazendo assim com que as máquinas parassem de depender de força animal, humana, dos ventos ou das águas.
O uso das máquinas acarretou no aumento da velocidade da produção e também de seu volume, pois, produzindo mais rápido, foi possível produzir em maior quantidade.
Esse foi o começo da manufatura moderna, onde o trabalho humano acabou sendo simplificado. Se antes cada fase era realizada por uma pessoa, agora o trabalho humano se limita à manutenção e alimentação das máquinas, a controlar velocidades e ritmos, a fiscalizar a produção e realizar um controle de qualidade.
O estopim da maquinofatura deu-se na Revolução Industrial, que ocorreu na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra.
Houve três Revoluções Industriais. Na primeira foram introduzidas as máquinas a vapor. Na segunda já havia outras fontes de energia, como o petróleo, a água, o urânio.
Já na terceira fase, a partir de 1970, houve o desenvolvimento da eletrônica e o consequente surgimento da informática, o que possibilitou um a nova fase nas manufaturas, uma maior especialização das máquinas e a diminuição de erros mecânicos.
O significado de Manufatura está na categoria Significados