Significado de Modéstia


O que é Modéstia



Modéstia, de origem latina, é uma palavra que significa a ação de moderar alguns comportamentos humanos, como a vaidade e a luxuria, ou seja, é o modo de se evitar a vaidade ou, em casos específicos, a pessoa se julgue ausente de qualquer luxo ou vaidade, sendo estes sentimentos desnecessários e prejudiciais ao desenvolvimento de uma ação ou projeto.

Por outro lado, ser modesto é se posicionar no meio entre a vaidade e a humildade. Evitar falar de si próprio e deixar que os outros façam essa tarefa de modo que se possa avaliar se as ações que provocam os possíveis elogios estão de acordo com o seu propósito.

Modéstia a parte

É uma forma bastante comum de ser utilizada para expressar algo que seja motivo de orgulho, mas sem querer passar às outras pessoas a má impressão de uma possível soberba. Usualmente é empregado em frases como no exemplo a seguir: “Eu gosto de falar em público, modéstia a parte, sou bem comunicativa”. Em alguns casos é uma forma desmedida de se auto valorizar ou mesmo reconhecer suas potencialidades, mas não que se considere o melhor de todos naquilo que se faz.

Em alguns outros casos serve também para se certificar que aquilo que julga fazer bem é reconhecido por outras pessoas como se imagina, através de suas reações, para que possa captar, sem exageros, a atenção e resposta necessárias.

Falsa modéstia

É o modo pelo qual a pessoa “finge” ser modesta para se vangloriar, de uma forma disfarçada sem que as outras percebam facilmente. Em outras palavras, é se diminuir para logo se engrandecer, principalmente, para conseguir os elogios das outras pessoas que tanto deseja ouvir.

Se, por acaso, não obtém o resultado desejado sente-se frustrado ou até, em alguns casos, menosprezado.

Modéstia e pudor

A princípio, as duas palavras parecem distantes e sem nenhum tipo de relação. Porem, quando se reflete sobre o que é modéstia chega-se ao que se entende por pudor, o qual se trata de um sentimento de vergonha ou mesmo timidez daquilo que lhe é particular ou intimo.

Em outras palavras e na medida certa, a modéstia e o pudor podem estar interligados a uma vontade intima de fazer ou expressar algo, mas que por questões culturais ou mesmo religiosas não se deve fazer, pois não é adequado ou certo.

O significado de Modéstia está na categoria Geral

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Modéstia | Siglas Motivação