Significado de Monogamia


O que é Monogamia



Monogamia é um termo que descreve a situação de quem é monogâmico, ou seja, que possui parceiro único.

Os significados do princípio da monogamia, como conceito cultural (e jurídico), se referem à proibição do casamento com mais de uma pessoa e pressupõem fidelidade recíproca entre os cônjuges. Neste sentido, todas as relações de afeto, sexuais e relativas a direitos ou obrigações devem ser realizadas apenas com um parceiro.

A monogamia pode ter seus significados expressos em um casamento único por toda a vida, casamento com apenas uma pessoa por vez e novo casamento após a morte do parceiro ou divórcio (monogamia em série).

Entretanto, pode-se fazer uma distinção entre monogamia civil/social e monogamia sexual. A primeira se refere às uniões (legalmente formalizadas, ou não) entre apenas duas pessoas, onde existe a colaboração entre um parceiro e outro na aquisição de recursos básicos.

Já o significado de monogamia sexual é quando há exclusividade sexual entre um casal, ou seja, cada parceiro não pratica sexo com outras pessoas. Aqui entra a questão da infidelidade/adultério, além dos chamados “relacionamentos abertos”; uma pessoa pode ter uma relação civil/social monogâmica, mas ainda sim ter uma vida sexual fora desse relacionamento.

Há um grande debate nas ciências humanas e da natureza sobre ser a monogamia entre os humanos uma característica biologicamente determinada ou uma construção social. Ainda não se chegou a um consenso sobre a questão, extremamente delicada, por mexer com dogmas religiosos e princípios morais de significados antigos e profundos.

O que é Monogamia

Monogamia e poligamia

No âmbito da biologia, monogamia e poligamia são termos referentes às diferentes estratégias reprodutivas adotadas por distintas espécies. Tais estratégias estão diretamente relacionadas aos cuidados parentais dispensados aos filhotes. Vejamos as estratégias reprodutivas existentes e seus respectivos significados:

  • Monogamia; macho e fêmea compõem um casal junto, pela vida inteira ou apenas pelo período reprodutivo.
  • Poliginia: o macho copula com várias fêmeas e as fêmeas acasalam com um único macho.
  • Poliandria: a fêmea por cruzar com vários machos e os machos acasalam com apenas uma fêmea.
  • Poligamia: tanto o macho quanto a fêmea copulam muitas vezes e com distintos parceiros.

Na monogamia, normalmente o pai e a mãe cuidam dos filhotes (cuidado biparental). Na poliginia, em geral são as fêmeas que se encarregam da prole (sistema predominante entre os mamíferos). No sistema de poliandria, habitualmente apenas os machos dispensam cuidados parentais aos descendentes (caso dos cavalos-marinhos e pantópodas). Por fim, na poligamia, tanto o masculino quanto o feminino podem cuidar dos filhotes, sendo também frequente a ausência de cuidados parentais.

Monogamia: antônimo

Possuem significados opostos aos de monogamia: poligamia e plurigamia.

Sinônimo de monogamia

Unigamia é uma palavra que possui os mesmos significados de monogamia.

O que você achou deste artigo ?

Am e Pm | Amizade Colorida | Monogamia | Siglas Motivação