Significado de Monoteísmo


O que é Monoteísmo



Monoteísmo é um substantivo masculino. O termo se originou do Grego monos, que é “um”, mais theos, que quer dizer “deus”.

O significado de Monoteísmo descreve um sistema doutrinário que admite a existência de apenas uma divindade, ou seja, é a crença em apenas um único deus.

No mundo, as religiões monoteístas mais conhecidas são o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.

Para estas religiões, o monoteísmo surgiu da mesma maneira: da Bíblia, onde há o reconhecimento de Abraão como o pai comum das três religiões. De acordo com as Escrituras Sagradas, Abraão intuía que apenas existia um único deus e era por causa Dele que ele foi chamado para conduzir o seu povo em direção à terra prometida.

Nos escritos do Antigo Testamento, são claras as características de como seria esse “deus único”:

  • Deus é a fonte de todo ser, não estando sujeito a qualquer reino,
  • Deus é livre, soberano e forte,
  • Deus é eterno, por isso não possui história, afinal ele sempre existiu,
  • Deus é criador, mas não está presente na natureza,
  • Existe um limite entre a humanidade e Deus,
  • Deus envia profetas para que eles revelem suas vontades e para que a humanidade o conheça através deles.

Certos monoteístas ainda utilizam a ideia do monoteísmo ético, isto é, um conceito que foi desenvolvido pelos hebreus onde afirma que Deu é a base para todo o âmbito ético presente em uma sociedade.

Monoteísmo filosófico é uma concepção que aborda a ideia de bem e mal, que foi abordada não somente no zoroastrismo, mas também em parte do Cristianismo, no Judaísmo e em parte do Islamismo.

Existem várias do ponto de vista do monoteísmo, como o Panteísmo que defende que o deus é o próprio universo, por exemplo.

Conforme alguns estudiosos, a primeira religião que realmente adotou o monoteísmo foi o zoroastrismo, fundada por Zaratustra – também conhecido como Zoroastro – na antiga Pérsia (atual Irã).

Em suma, para os monoteístas, o responsável pela criação de todas as coisas existentes no Universo é de apenas um único deus.

Embora seja a maior crença do planeta, o monoteísmo recebe muitas críticas e perde bastante espaço para as religiões politeístas e, inclusive, pelas visões agnósticas e ateístas.

Veja também o significado de Zoroastrismo.

Monoteísmo e Politeísmo

Enquanto que para os monoteístas há a crença na existência de apenas uma divindade, é possível encontrar os politeístas, que se contrapõe à ideia imposta pelo monoteísmo.

O politeísmo se caracteriza como o sistema religioso que valida e existência de múltiplos deuses, ou seja, são indivíduos que acreditam na presença de várias e diferentes divindades responsáveis pelas características dos seres humanos e da natureza em si.

Por conta disso, o politeísmo indica um deus diferenciado para cada particularidade da natureza, como, por exemplo, o deus do trovão, a deusa da terra, a deusa da chuva, entre outros.

Esse conceito politeísta era muito popular nas sociedades antigas, como a Grécia, Roma e Egito, porém hoje em dia é possível encontrar religiões politeístas de origem africanas e asiáticas.

Por curiosidade, existe o henoteísmo – uma religião que, embora tenha a crença em vários deuses, possui devoção a apenas um deles.

Veja também o significado de Politeísmo.

O significado de Monoteísmo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Monoteísmo |